terça-feira, 22 de novembro de 2016

COELHOS ANORMALIDADES




A má qualidade da pelagem, orelhas caídas, flácidas nas raças de orelhas eretas e a debilidade genética que ocorrem em alguns coelhos; fazem com que sejam particularmente sensíveis frente a diferentes enfermidades.
O que está, em muitas ocasiões relacionado a má oclusão bucal, devido a isso não devem ser colocados em reprodução e descartados da criação, pois podem degenerar o padrão racial dos animais em criação.
Se não separamos os coelhos que apresentam problemas de crescimento anormal dos dentes afastando-os da reprodução o problema continuará com nascimentos dos descentes destes - não adianta só aparar os dentes - o mais importante é evitar que os genes recessivos se tornem dominantes; pode acontecer que se continuarmos a reproduzir os coelhos portadores deste genes e tivermos sorte por algumas gerações não surgirão animais com problemas, porém a longo prazo toda criação será afetada.
A má oclusão pode ser eliminada totalmente quando se põe em prática um bom sistema de seleção na criação, com a eliminação sistemática dos animais portadores; porém estas práticas não asseguram 100% a erradicação.
Alguns criadores introduzem animais com este fator ao adquirir reprodutores, sem observar muitos critérios de seleção e de criadouros pouco confiáveis.
O gen se fortifica e as vezes sofre um incremento, sem que o cunicultor deseje (especialmente naqueles que praticam uma consanguinidade muito estreita).
Ainda, em muitos casos observamos abcessos nos dentes molares e pré-molares que aumentam a pressão no olho ou olhos impulsionando-os para fora, lesionando o nervo ótico com consequente lacrimejamento, causando muito desconforto aos coelhos e debilitando-os.
Acidentes como batidas na boca dos coelhos também pode ocasionar crescimento anormal dos dentes originado má oclusão.
Os coelhos gostam de mastigar coisas, diminuímos também o problema com uma dieta alta em fibra (feno, alfafa,aveia ). Ainda, eles limam os dentes friccionando-os uns aos outros, algo que costumam fazer quando estão felizes ou quando roem materiais em seu ambiente (madeira,papelão),embora friccionar os dentes também expressa outras emoções como o medo, dor ou raiva.

quinta-feira, 3 de novembro de 2016

PELE/PELO - COELHOS




Os coelhos nascem nus ,mas dentro de um curto espaço de tempo  começa a ser recoberto com uma fina cobertura de pelos, 12 - 15 dias de idade, que atinge a todo o corpo.
O filhote pode ter uma cor de pele diferente dos adultos, como o ocorre com o Califórnia, Champagne  e outras, que são negros ou acinzentados ao nascer, mudando quando atingem a idade adulta.
A qualidade da pele indica o estado de saúde do animal sob condições ótimas, o pelo esta para cima, limpo, liso e brilhante passando a mão sobre o animal o contrapelo recupera rapidamente a sua posição. 
Macroscopicamente a pele parece formada por dois tipos de pelos, mas em uma analise mais aprofundada constatamos que é composta por cinco tipos de pelo.
O pelo do coelho é muito durável, característica que aumenta com a idade e e mais pronunciada nos machos.
A partir dos três meses de vida, o pelo é sujeito a ciclos de renovação chamada de muda, o que ocorre durante os períodos mais quentes do ano produzindo queda em chumaços de pelos.
No outono acontece a muda de forma lenta e é visível através de irregularidades na pele, observando-se fácil destacamento de tufos de pelos.
Quando o pelo é reconstituído o coelho precisa de uma alimentação rica em proteínas e aminoácidos; os animais reduzem a vivacidade e algumas funções fisiológicas são reduzidas (diminui a fertilidade).
Sobre estas mudanças, exercem influência os fatores genéticos,alimentação e o ambiente.
A cor da pele varia de acordo com a raça, podendo apresentar cores uniformes (branco,preto,castanho), ou cores diferentes distibuída na mesmo pelo (Champagne,Chinchila)ou, finalmente,localizada em cores diferentes em áreas específicas do corpo (Califórnia,Holandês).
A pelagem dos coelhos que apresentam perfeitas condições de saúde é sedosa e brilhante sendo suave ao tato, ao contrário de um coelho doente que o pelo se mostra áspero e opaco. Porém devemos ter atenção para não confundir a muda como um sinal de doença.