terça-feira, 17 de novembro de 2009

CUIDADOS NO VERÃO - GOLPE DE CALOR


Estamos chegando no verão, a estação mais esperada por todos. Porém para os coelhos é uma época difícil, pois não toleram bem o calor, sofrendo muito com as altas temperaturas, podendo até morrer.
É muito importante que fiquemos atentos durante os meses de calor, nesta época os coelhos se apresentam mais inativos como de costume, o que é normal, também é normal que beba mais água e prefira comer mais alimentos verdes que ração.
Todavia a partir dos 30º os animais podem apresentar problemas tais como: não responderem aos nossos estímulos, respirarem demasiadamente rápido e manterem a cabeça erguida, atirando-a para trás.
Os sintomas de um golpe de calor são: respiração agitada, passando a sons respiratórios por excesso de secreções que o coelho produz com o objetivo de eliminar o calor, numa segunda fase pode ocorrer a prostração e o desmaio.
Quando observamos animais que apresentem estes sintomas devemos socorrê-los imediatamente, umedecendo suas orelhas com água em temperatura ambiente- fresca, (os coelhos eliminam o calor pelas orelhas) e também o seu corpo, porém nunca mergulhando-o na água, o que poderia provocar um choque térmico. Em criações com número reduzido de coelhos podemos utilizar garrafas "pet", com água congelada colocadas sobre ou ao lado das gaiolas com intuito de diminuir a temperatura, azulejos para os coelhos deitarem em cima também proporcionam mais conforto nos períodos de extremo calor. Estas ações ajudarão o coelho a manter-se mais confortável, suportando melhor a temperatura elevada.
Devemos ter especial atenção quando transportamos coelhos em épocas muito quentes, animais de tamanho maior e peso elevado, mal acondicionados em viagens ou transporte, mesmo de curta distância podem morrer devido ao calor.
Em criações maiores, as instalações principalmente em regiões de clima sujeito a altas temperaturas devem ser construidas de forma que possam reduzir os efeitos dos golpes de calor.