segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

CARACTERES REPRODUTIVOS DA FÊMEA


Nas fêmeas a puberdade chega geralmente quando atingem 70-75% do peso vivo de uma coelha adulta. Todavia aconselha-se esperar a chegada dos 80% do peso vivo, para dar início a reprodução, paramêtros válidos também para os machos.
A coelha é considerada como poliéstrica anual, pois apresenta cio durante o ano todo e a ovulação é induzida - a liberação do óvulo só ocorre quando existe cópula e a ovulação acontece entre 8 a 10 horas depois do acasalamento.
A coelha no cio, que dura entre 5 a 10 dias, apresenta as seguintes características:
- Fricciona continuamente as narinas;
- Permanece deitada sobre o terço anterior, com o posterior levantado;
- A vulva apresenta-se molhada e bem avermelhada;
- Aceita o macho tranquilamente;
Consideramos que uma coelha está no cio quando aceita a monta por parte do macho.

Uma boa coelha deve possuir de 8 a 10 mamas, bem constituídas, o que é muito importante para a criação e desenvolvimento de ninhadas numerosas, além apresentar uma pélvis larga e profunda que proporciona um bom parto, eliminando-se das criações fêmeas que apresentem a pélvis deformada ou estreita. A medida que nos machos é favoravel demonstrar um temperamento fogoso e vivaz, como sinal de saúde e vitalidade, nas fêmeas é preferível um caráter tranquilo, a timidez e o nervosismo podem repercutir desfavoravelmente no parto e no cuidado da ninhada (abortos, abandono das crias, canibalismo, etc).
O êxito da produção não depende somente de que a coelha reuna as condições adequadas para ele, sua alimentação deve ser nutritiva e vitaminada, porém não é conveniente que as fêmeas estejam demasiadas gordas, muitas vezes parindo poucos filhotes, quase sempre de tamanho pequeno e muitas vezes mortos ou que produzam quantidade de leite insuficiente e que cuidem mal as suas crias.