quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

AMAMENTAÇÃO - DESMAME - ENGORDA



Os primeiros dois dias de vida dos filhotes são muito importantes para a gestão da criação, uma vez que a mortalidade é alta, em média, é igual a 8-10%. Para diminuir a mortalidade certifique-se que o ninho é fechado, introduzindo a mãe de manhã por alguns minutos para a alimentação, e após é retirada para evitar que sustos façam com que a fêmea pule para dentro do ninho, esmagando os filhotes ou que possam sair agarrados aos pelos da mãe e morram fora do ninho.
Em geral as coelhas possuem de oito a dez mamas das quais as duas peitorais são menos produtivas. A capacidade leiteira da coelha depende da alimentação que lhe é dada, por isso é aconselhável ministrar a fêmea lactante alimentos frescos, saudáveis, e bem equilibrados.
As fêmeas de primeira cria não produzem tanto leite, sendo importante verificar se os láparos estão recebendo o alimento em quantidades adequadas ao seu bom desenvolvimento.
Depois de trinta dias, a própria coelha já começa a afastar os filhotes iniciando naturalmente a desmama.
No dia da desmama o criador deve examinar os láparos um por um, e separá-los em lotes uniformes, de acordo com: sexo, tamanho,peso, raça e cor.
Os programas de desmame podem ser de difrentes formas, conforme o indicado abaixo:
Precoce - Separação entre 26 e 28 dias a partir do nascimento, realiza-se em sistemas intensivos, utilizando um alimento específico como o leite da coelha mãe. Este tipo de desmama é mais utilizado quando os coelhos são de corte e destinados ao abate e é realizada quando os filhotes atingirem aproximadamente 500gr.
Fisiológico - Separação entre 29 e 33 dias de vida, é aplicável em sistemas semi-intensivo, utilizando rações peletizadas de desmame.
Tardio - É a técnica menos utilizada, é aplicada em sistemas extensivos, a vantagem é que ela requer pouco trabalho, deixando-se os filhotes junto a mãepor muito tempo, o que aumenta o tempo, espaço entre as novas coberturas, diminuindo o número de nascimentos - parto/ano por fêmea.


Engorda:

É um período que varia entre o desmame e a terminação, são os trinta dias após o desmame.
Acabamento/Terminação:

É o tempo que decorre a partir da engorda dos coelhos. Corresponde a idade madura de 80 - 90 dias de vida dos animais, ou seja, depois de terem atingido um peso médio de 2,5 - 2,7 kg.
O rendimento para o abate nos coelhos é de cerca de 60 - 64% com a cabeça e membros, enquanto 48 - 55% sem cabeça e membros.





40 comentários:

Unknown disse...

sou criador amador estou começando agora estou com uma femea com 9 filhotes e um macho para coberturas futuras.queria saber quando que poderia colocar ela com o macho para uma nova cobertura?

Unknown disse...

se puderem me responder obrigado

Nanah disse...

Eu faço curso e sei um pouco sobre a cunicultura,pelo oq eu sei é bom esperar a desmama para que a coelha possa reproduzir novamente.

tudo sobre cria de coelhos disse...

aqui en casa nao sei por que a coelha desmama os coelhos con 20 dias , sera q e por que ela convive com o macho e ja esta con cria .Me ajude se poder .

tudo sobre cria de coelhos disse...

i toda ves ela pari 7 e so escapa 2

eva pelepeke augusto disse...

eu tenho 4 femeas e um macho,
uma criou 11 já pela terceira vez, outra 10, outra 9 e a ultima criou 8 todos os láparos estão vivos desde a primeira cria, estou feliz com as coelhas q são boas mães e boas parideiras.
abraços

eva pelepeke augusto disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Não sou criador mas tenho uma fêmea e dois machos de coelhos. A fêmea pegou cria e já pariu, estou pronto para separar os filhotes da mãe. Pergunto: QUANTOS FILHOTES POSSO COLOCAR NA MESMA GAIOLA?? DURANTE QUANTO TEMPO POSSO DEIXÁ-LOS ALI?? Grato. Juca.

Anônimo disse...

Não sou criador mas possuo uma fêmea e dois machos de coelhos. A fêmea pegou cria e já pariu, estou pronto para separar os filhotes da mãe. Pergunto: QUANTOS FILHOTES POSSO COLOCAR NA MESMA GAIOLA?? DURANTE QUANTO TEMPO POSSO DEIXÁ-LOS ALI?? Grato. Juca.

Unknown disse...

Não sou criador profissional, dei de presente um macho para um dos filhos e a fêmea para o outro, ela pegou cria e já teve os filhotes, hoje eles estão com 23 dias e já comem ração. Na mesma noite em que ela criou varou a tela e ficou com o macho, será que ela pegou cria novamente, se não pegou, com quantos dias posso colocá-la de volta com o macho???

railander disse...

oi, meus cachorros mataram uma lebre que tinha um filhote , ai trouce para casa para amamentar e não deixar os cães matarem, só o filhote não quer se amamentar, ele se emburro ,não pasta e nem engole o leite quando dou na boca dele, o que eu faço pra amamentar ele ?

Unknown disse...

Boa noite, tenho uma coelha que crio 06 filhotes,eu quero saber si eu posso colocar os filhotes para cruza mesmo sendo da mesma ninhada.

Rótula Informatica disse...

Amigo assim que vc separar os filhotes já pode colocar ela pra procriar, pois a fêmea sempre está no cio

Rótula Informatica disse...

Amigo assim que vc separar os filhotes já pode colocar ela pra procriar, pois a fêmea sempre está no cio

Unknown disse...

Minha coelha criou 4 filhotinho. Eles estao com 29 dias e ela nao que da mais mama o que eu faso

thaled disse...

Se eu deixar os filhotes junto com outras mães, é normal as outras comerem os filhotes da outra fêmea? Isso ocorreu aqui em minha casa... A mae não amamentava 2 filhotes por conta de que filhotes já crescidos estarem mamando nela... Com isso uma fêmea que estava no mesmo local devorou um filhote... Tentei salvar o outro alimentando-o só que ele não resistiu a esta noite, oque eu poderia fazer? Quando a mae tiver soltando os pelos, separa-la das outras lebres?

Unknown disse...

Depois que a coelha cria vc não pode deixar o macho junto com ela!!!!!

Unknown disse...

Nossa coelho para abate, tanta carne para comer, mas vcs tem quem matar o coelho! Como o humano eh nojento! Como conseguem!!

Unknown disse...

Nossa coelho para abate, tanta carne para comer, mas vcs tem quem matar o coelho! Como o humano eh nojento! Como conseguem!!

Marilda M.Castro du Monte disse...

Preciso urgente descobrir qual a melhor alimentação Além da ração industrializada para coelhos.
A alguns dias notei que minha coelha parturiente,não quer comer ração. Troquei de marca, mas parece que ela enjoou.Tenho ofercido verdes.Mas gostaria de um que ajudasse no aleitamento.
Antecipo agradecimentos.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Minha coelha deu 2 filhote um ela matou esmagado e o outro ela n amamenta estou dando leite na ceringa pra ele pois e muito dificil alguém tem alguma dica

Unknown disse...

Teno seis filhotes três femeas e três machos eles tem 23 dias e já comem será que dá pra mim separar eles da mãe quando eles estão na gaiola com ela ela tenta fugir e quando ela está sozinha não tenta o que eu faço?

Fernando disse...

Separe os filhotes, pois provavelmente com esse tempo eles já devem estar comendo ração e folhas

Unknown disse...

Eu sou criador amador e só consigo salvar filhotes conm dificuldade para mamar na mãe e segurando ela por 5 min para eles mamarem ou até que a barriguinha esteja cheia isso duas vezes por dia logo de manhã e ao anoitecer é um o suficiente Procure deixar ela por perto deles que ela acaba se acostumando e amamentando os bbs

Unknown disse...

Segure ela para os BBS mamarem, até a barriguinha ficar cheinha vc vai conseguir perceber que eles estão satisfeitos, mas 2vezes por dia de manhã e a tarde é suficiente deixe ela por perto e ela se acostumar a amamenta-los

Unknown disse...

Milho pode ajudar na alimentação

Unknown disse...

Queria saber quando posso colocar o Coelho macho junto com a fêmea de novo depois que ela criou

Unknown disse...

Boa tarde estou com um macho em casa de 7 meses e acabei de trazer uma filhotinha de 2 meses que estava junto a mãe acho que ela está com cheirinho da mae e o macho está doido querendo pegar ela por Deus me disse o que eu faço

Unknown disse...

Bom para aleitamento e couve, alfafa, cana de açúcar, azevem e diversos outros pastos, além de água fresca e limpa a vontade

Dine disse...

Isso mesmo Alana! A verdade é: poupem os animais, humanos do mal!!

Unknown disse...

Minha coelha criou onze até os 50 dias da noite pro dia morreram todos qual seria a causa da morte dele

Unknown disse...

Aguardo resposta

Unknown disse...

Minha coelha pariu, quero dar os filhotes, com quantos dias posso tirar eles da mãe. Me ajudem

Unknown disse...

Com 30 dias após o nascimento pode desmaiar.

Unknown disse...

Minha coelha pariu e 6 horas depois ainda não amamentou os filhotes. O que fazer?

Unknown disse...

A minha

Unknown disse...

A minha coelha morreu deixou 7 filhos com quinze dias já dei leite mas um já morreu qual a alimentação correta

Unknown disse...

Minha coelha não cuida do filhote o que eu faço

MIRIAN disse...

Fazem 8 dias nasceram 8 coelhinhos, derrepente apareceu um morto for do ninho. Percebi que sempre tem um ou mais fora do ninho quando o macho está por perto. O que fazer