segunda-feira, 21 de setembro de 2009

FATORES QUE INFLUEM NO CRESCIMENTO DOS LAPAROS ANTES DA DESMAMA



Os filhotes começam a deixar o ninho ao redor do 14 - 15 dias de idade e iniciam a comer alimentos sólidos aos 18 - 20 dias de vida.
Assim os láparos recém nascidos dependem exclusivamente do leite materno para sua sobrevivência, aliado as condições do ambiente de acordo com o ninho que os abriga; e o crescimento de uma ninhada sofre variações tais como:
* Produção Leiteira da Coelha - o desenvolvimento dos láparos está em grande parte condicionado a produção leiteira da coelha, que apresenta diferenças para a maior ou menor de acordo com a raça.
O intervalo entre o parto e a nova cobrição também influi na persistência da lactação,e, ainda as fêmeas nulíparas podem produzir menos leite que as multiparas.
* Tamanho da Ninhada - a produção leiteira aumenta com o tamanho da ninhada, porém mais filhotes, menor consumo individual dos láparos.
Convêm ressaltar que o crescimento dos láparos até os 20 dias de vida depende da quantidade de leite ingerida e os que nascem maiores, são também os mais fortes e vigorosos tendo um maior desenvolvimento.
* Outros fatôres - são os relacionados com o manejo e a genética.
A alimentação, condições ambientais e o estado sanitário dos animais, determinam um correto desenvolvimento e consequente crescimento, tudo isto sem esquecer da melhora genética que transmite características de um maior crescimento diário.


Um comentário:

Unknown disse...

Valeu nasceram 13 láparos na primeira cria da minha coelha, não sabia que ela estava gravida e um caiu no chão e as formigas mataram-no coloquei a caixa que mandei fazer no tamanho padrão e coloquei dentro da gaiola, espero que se crie. Obrigado pelos esclarecimentos muito proveitoso.