quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

CARACTERÍSTICAS FISIOLÓGICAS DO MACHO

Os machos podem iniciar a sua vida reprodutiva entre os 6 e 8 meses de idade, quando tem início o fenômeno da espermatogênese (produção de espermatozóides) os primeiros saltos podem ocorrer antes disso, mas caracterizam-se por uma baixa concentração de esperma o que ocasiona em muitos casos a falha na concepção. A maioria dos coelhos tratam de praticar o acasalamento, pouco tempo depois que se introduza a fêmea na gaiola. O ato total da cópula dura 70 segundos, e pode ser repetido algumas vezes.
Porém sobre o ardor sexual influem vários fatores, dentre eles a idade, a fêmea apresentada e as condições do meio ambiente.
A porcentagem dos machos que intentam a monta aumenta progressivamente com a idade a partir dos 4 meses. Este aumento depende das características da raça, assim como as condições ambientais, particularmente a iluminação.
Existem dados que parecem indicar que o apetite sexual é superior em machos submetidos a 8/10 horas de luz, em relação aos condicionados a 16 horas.
As temperaturas superiores a 27º C, afetam o rendimento dos reprodutores baixando seu libido chegando a anular a produção de espermatozóides em torno de 45 a 60 dias, ao longo da estação mais quente.
Por outro lado também observamos que o comportamento sexual parece estar associado ao volume ejaculado e a concentração espermática. Os animais mais impetuosos tem um maior volume e uma menor concentração aumentando a porcentagem de espermatozóides vivos, em relação aos menos impetuosos.
No que diz repeito ao ritmo de utilização, segundo as estatísticas, é aceito que os machos iniciem sua vida reprodutiva a partir dos 5 meses de idade de modo progressivo, passando de um salto por semana a um máxino de 6 por semana (dois a cada dois dias).
Recomenda-se, ainda, que os machos sejam utilizados com um máximo de quatro saltos por semana, para prolongar a sua vida produtiva.

Nenhum comentário: