terça-feira, 19 de janeiro de 2010

O CRESCIMENTO DO COELHO

De acordo com alguns estudos e experiências, destacamos alguns resultados no que diz respeito ao crescimento dos coelhos.
* O crescimento nas primeiras semanas é aproximadamente similar, tanto para o macho como para a fêmea.
* A partir da 15ª semana as fêmeas adquirem maior desenvolvimento em relação ao macho.
* Observa-se um crescimento maior nas primeiras semanas de vida do que nas seguintes.
* Na primeira semana o coelho duplica o seu peso, ficando o seu peso aos 2 meses de idade 20 a 25 vezes superior ao que apresentava ao nascer.
* Praticamente não existe crescimento decorridas as 25 semanas de vida, mas até pelo contrário, observamos uma redução, por menor que seja.
* Examinando as curvas individuais de crescimento observam-se irregularidades e anomalias que ocorrem e são difíceis de serem registradas e levadas em conta em um estudo, e que influem no desenvolvimento dos animais, tais como: variações na alimentação, climáticas, ambientais, etc.
Temos que observar que aos períodos de decadência no crescimento, seguem outros períodos de crescimento compensatório, terminando o coelho por adquirir o peso que lhe corresponde segundo as suas características, podendo-se dizer que cada animal goza da propriedade de adquirir um peso determinado; mas isto somente ocorre (crescimento de compensação) quando o atraso no crescimento tenha sido por causas acidentais, excluindo-se os fatores hereditários.

Nenhum comentário: