sexta-feira, 23 de abril de 2010

MANEJO DOS LÁPAROS


Ao nascer, os láparos são incapazes de sobreviver por conta própria, a temperatura necessária para o bom funcionamento de seus organismos durante os primeiros dias de vida deve oscilar entre 30 e 35 graus centígrados, isto dentro do ninho; temperatura esta, que deve ser controlada e mantida, para que contribua para o bom desenvolvimento dos filhotes.
O ninho é um acessório indispensável, a cama deve estar sempre limpa e se necessário podemos renová-la, acrescentando-se mais palha, maravalha, etc.
O ninho poderá ser retirado ao redor dos 25-30 dias, um pouco antes da desmama.
Devemos revisar o ninho diariamente, retirando-se os filhotes mortos e observando a vitalidade dos demais.
A mortalidade durante a lactação muitas vezes pode ser atribuida a coelha (falta de leite,sustos, calos nas patas,...), porém também pode ser motivada por falta de água (em muitos casos por mudanças bruscas de temperatura), todos estes fatores devem ser levados em conta.
A mortalidade desde o nascimento até a desmama tem muita importância em uma criação de coelhos. Seu controle depende dos cuidados que o cunicultor tiver com láparos desde o nascimento.
Um índice de mortalidade de 12 a 18% durante este período pode ser considerado normal, esta porcentagem corresponde a um período relativamente longo, ou seja de um ano. Porém em muitas criações não é raro registrar índices de mortalidade de 25 a 30%.
Os láparos mais pequenos de uma ninhada, são os mais fracos e menos resistentes, e portanto menos visíveis, o que pode contribuir para sua morte. As ninhadas mais numerosas apresentam igualmente uma mortalidade, as vezes maior, daí a necessidade de praticar-se a "adoção" apartir dos 12 láparos por ninhada, taxas de mortalidade mais baixas são observadas em ninhadas de 7 a 10 láparos.

2 comentários:

alexandre disse...

minha coelha era bem novinha dai botei ela junto com o macho e hoje cerca de uns 30 dias depois fui la e tinha dois filhotes vivos no canto da gaiola oq q eu faço?tem como eles ainda sobreviverem?

alexandre disse...

minha coelha era bem novinha dai botei ela junto com o macho e hoje cerca de uns 30 dias depois fui la e tinha dois filhotes vivos no canto da gaiola oq q eu faço?tem como eles ainda sobreviverem?