terça-feira, 25 de janeiro de 2011

DURAÇÃO ÚTIL DOS COELHOS REPRODUTORES


A duração útil dos coelhos reprodutores depende da prolificidade das coelhas, da qualidade dos descedentes e do método de reprodução utilizado, chegando ir de um ano a quatro anos.
Fazendo-se uma seleção rigorosa, pode-se calcular que ao fim de um ano ainda se dispõe de 50% dos reprodutores explorados; ao fim de dois anos, de 30%; ao fim de três, de 15 % aos quatro, de 10%. Estes 10% são de grande valor, sobretudo se os rendimentos da descendência são bons. Conlcui-se assim que quanto mais tempo se empregar um reprodutor a pleno rendimento menores são as despesas unitárias de criação por láparo e menor o risco de doenças nas crias.
O número de animais que se guarda como reprodutores será sempre superior ao estritamente necessário, porque contando com uma vida econômica de dois anos, deve-se manter uma reserva de reprodutores jovens, equivalente à quarta parte de reprodutores em atividade para a substituição de reprodutores rejeitados ou mortos.
O índice de perdas de animais adultos, por ano, deve ser inferior a 2%.
As reprodutoras devem ser mantidas em atividade durante dois anos, o que corresponde a um período de reprodução de 18 meses, tendo em conta que as fêmeas se mantêm até a nona ou décima ninhadas. Assim o rendimento diminui porque as ninhadas são menores, o que também ocorre nas ninhadas das coelhas jovens.
Outro dado que devemos levar em conta é que as ninhadas no princípio do ano costuma ser maiores que as do fim da temporada, ainda que tal dependa em grande parte das condições em que se desenvolve a criação (galpão,gaiolas,etc).

Um comentário:

jmoreira disse...

parabens pela forma como expoe todas as tecnicas da cunicultura, pedia uma informação para um problema ao qual nao tenho encontrado resposta, sao os dejetos
pois estou a organizar um projeto de 1500 femeas e nao tenho solução pasra este problema, que julgo que seria atraves de um sistema que conprime e disidrstasse? gostaria de saber o vosso conselho e sugestão