sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

COELHOS - ATENÇÃO COM OS SINAIS DE DOENÇA


Um dos principais problemas dos cunicultores são as enfermidades, e é uma das funções do criador conhecer seus animais, identificar as fases do coelho sadio ao coelho doente.
O coelho em boas condições de saúde, apresenta os olhos vivos, é agil e com pelo brilhante.
Um coelho doente apresenta olhos opacos sem vida, isola-se imóvel em um canto da gaiola com o pelo eriçado e sem brilho.
A temperatura normal do coelho é de 35,5º- 39º C, temperaturas superiores nos indica que o animal apresenta alterações infecciosas.
As orelhas também podem nos indicar alterações de temperatura nos coelhos.
A respiração do coelho é de 100 vezes por minuto, quando doente pode variar de 120-140 por minuto.
O coelho pratica a coprofagia, apresentando dois tipos de excrementos - um branco (cecótrofos) o qual ingere em condições normais de saúde e outro duro (fezes propriamente dita) expelindo-o para o exterior.
Quando o criador observa no piso da gaiola um "rosário" de cecótrofos(excrementos brancos), em continuidade pode vir uma diarréia.
Em anos de elevada umidade com grandes variações térmicas (frio-calor) são épocas de grande incidência de micose, coccidiose, mixomatose e pasteurolose, o que deve por em alerta o cunicultor.
Das inúmeras enfermidades a que os coelhos estão sujeitos, as mais frequentes são coccidiose, pasteurolose, enterotoxemia, mixocomatose e micoses.
Outras que podem afetar os coelhos, o são em pequena escala, com relação as citadas, que por sua vez podem ser uma consequência das anteriores.
Assim o bom cunicultor deve acompanhar e observar os coelhos e instalações diariamente, sempre atento a quaisquer alterações, em especial com a saúde dos animais.

Um comentário:

caio.cesar282009@hotmail.com disse...

Ola Marco, Meu nome é Caio moro em Sousa PB, estou começando uma pequena cunicultura, estou preocupado com as infermidades que possam ter os meus coelhos, se vc poder me informar o nome dos vermifogos e sarnicidas que usa nos seus com mais frequencia agradeceria muito, atenciosamente Caio.cesar282009@hotmail.com