quinta-feira, 17 de maio de 2012

ALIMENTAÇÃO, ASPECTOS GERAIS


A alimentação em conjunto com a sanidade compõe parte dos três pilares fundamentais de toda exploração de coelhos.
Pilares que devem ter sua base forte nos alojamentos dos animais e nos  fatôres relacionados à organização do trabalho e do meio ambiente, tais como: estresse a que estão sujeitos os animais, a distribuição das diversas áreas de criação e equipamentos, o volume da atividade para evitar superlotação e tratamento dos dejetos.
Além de outros fatores que determinam o conforto: temperatura,umidade,iluminação e ventilação.
Se os criadores de coelhos tem analisado e previsto o funcionamento desse conjunto de fatores de manejo,a criação inicia efetivamente a desenvolver uma produção economicamente  viável.
Nesse contexto o alimento é o pilar mais importante de toda a engrenagem da criação de coelhos e, é por duas razões principais:
a) Seu impacto sobre o custo de produção de um quilo de carne, é o íten mais importante entre as despesas variáveis que os criadores de coelhos devem suportar.
Esta predisposição para imputar o maior custo à alimentação, é o suficiente para que qualquer eventualidade prejudique o processo de produção.
É por isso que a produção de alimentos complementares (forragens) na criação é tão necessária.
Um bom crescimento das ninhadas, um correto programa de alimentação, o controle de consumo, juntamente com uma regularidade de animais adultos reprodutivos vai motivar os cunicultores no seu trabalho diário e evitar suspeitas, muitas vezes infundadas sobre a qualidade  dos alimentos.
b) O coelho é um animal predisposto a distúrbios disgetivo que se manifestam como diarréia e mortalidade subsequente. É bem conhecida a influência do estresse neste processo, mas não se deve esquecer que tanto o ambiente e os alimentos são dois grandes aliados no mecanismo de que, infelizmente, resulta em morte.
Muitas vezes o criador suspende a alimentação habitual, acusando-a dos problemas ocorridos e ao longo do tempo, volta a mesma forma de alimentação.
Assim os criadores devem tentar obter uma regularidade no fornecimento de alimentos(ração,forragens, etc),para evitar sérios distúrbios.

2 comentários:

maicon disse...

Amigo vira e volta tenho problema com diarreia no meu coellhario que muita das vezes acaba com perca de algum animal.. Se poderia me ajuda.. já tentei eliminar problema com ração agua.. e nada.. vo fazer essa semana exame parasitologico pra ver se descubro da onde esta saindo esse problema.. se podçer me ajuda com alguma dica agradeço.. maiconchagas@hotmail.com

Jéssica Sampaio disse...

Olá Maicon, boa noite
Embora você não dê muitos detalhes acredito que esse problema de diarréia pode estar relacionado ao período em que você desmama seus láparos, tente desmama-los mais tardiamente.
Att,
http://coelhosam.blogspot.com.br/