terça-feira, 13 de junho de 2017

COELHO - LONGEVIDADE



Em seu habitat natural os coelhos vivem entre 3 e 4 anos, porém em cativeiro podem alcançar de 6 a 8 anos de idade, quando criados em ambiente adequado,com alimentação balanceada e todos os cuidados necessários (higiene,medicação,etc.).
As fases da vida dos coelhos podem ser divididas em:
- Crescimento: é aquela desde que o coelho nasce até os 90 dias para as fêmeas e até 105 dias para os machos; variando, podendo aumentar os dias segundo a raça, tamanho dos animais, genética, alimentação, sanidade, etc.
Como máximo podemos situá-lo entre 20 semanas para as coelhas e 24 semanas para os machos.
- Maturidade: desde a puberdade até o momento em que o macho é capaz de fecundar a fêmea e a mesma conceber.
Este é o período mais longo da vida dos coelhos. Uma fêmea pode ter condições de parir até os 6 anos (com redução do nº de filhotes por ninhada após 2 anos) e um macho pode apresentar libido e poder fecundante até o 8 anos.
- Velhice: Ultima fase da vida dos coelhos, na qual a reprodução não é possível, observa-se a diminuição dos movimentos, pelo sem brilho, dificuldade de visão, aparecimento de tumores, dentes arqueados e com tons escuros.
Os coelhos de maior porte podem ter uma vida mais prolongada do que as raças de porte menor.
Em uma criação comercial os machos tem que ter uma reposição anual de 40%, o que significa uma vida produtiva de 2 anos, a média de longevidade é de 3 anos.

quinta-feira, 8 de junho de 2017

DESENVOLVIMENTO DOS FILHOTES




Vários fatores influem no desenvolvimento dos filhotes, encontramos grandes diferenças no tamanho do corpo das variadas raças de coelhos. A composição genética específica das raças não são somente determinantes na capacidade de crescimento alcançada dos animais adultos, mas também na intensidade do crescimento, a qual pode ser registrada pelo ganho de peso diário na fase de crescimento. 
Também o estado sanitário da criação correspondente, em especial e sobretudo individualmente, tem uma importância decisiva para o êxito do engorde. Juntando-se a isto destacamos a administração correta de nutrientes, posto que o desenvolvimento corporal só pode ser corretamente formado quando estão disponíveis nutrientes suficientes para que a energia seja metabolizada pelo organismo.
Nas primeiras fases do desenvolvimento de um coelho compete somente a mãe a tarefa de alimentá-lo, o que acontece através do transporte de nutrientes através do sangue materno. Antes do nascimento se canalizam os nutrientes através da placenta diretamente do sangue aos embriões e fetos. 
Depois do parto se inicia a produção de leite da coelha e se transmitem os nutrientes com o leite ingerido no trato digestivo dos láparos. Nos primeiros 21 dias de idade os filhotes se alimentam exclusivamente com leite materno, de tal maneira que o peso corporal dos láparos de uma ninhada aos 21 dias de idade reflete a capacidade leiteira da coelha, que influi diretamente em um maior ou menor desenvolvimento.
Observamos que um bom desenvolvimento desejado para os filhotes inicia antes do nascimento, através de um ato de monta exitoso de uma coelha, e que ocorra uma ovulação com óvulos maduros, pois nem todos os óvulos, ovulados de uma prenhez amadurecem para produzir filhotes nascidos e que venham a se desenvolver satisfatoriamente.