terça-feira, 13 de junho de 2017

COELHO - LONGEVIDADE



Em seu habitat natural os coelhos vivem entre 3 e 4 anos, porém em cativeiro podem alcançar de 6 a 8 anos de idade, quando criados em ambiente adequado,com alimentação balanceada e todos os cuidados necessários (higiene,medicação,etc.).
As fases da vida dos coelhos podem ser divididas em:
- Crescimento: é aquela desde que o coelho nasce até os 90 dias para as fêmeas e até 105 dias para os machos; variando, podendo aumentar os dias segundo a raça, tamanho dos animais, genética, alimentação, sanidade, etc.
Como máximo podemos situá-lo entre 20 semanas para as coelhas e 24 semanas para os machos.
- Maturidade: desde a puberdade até o momento em que o macho é capaz de fecundar a fêmea e a mesma conceber.
Este é o período mais longo da vida dos coelhos. Uma fêmea pode ter condições de parir até os 6 anos (com redução do nº de filhotes por ninhada após 2 anos) e um macho pode apresentar libido e poder fecundante até o 8 anos.
- Velhice: Ultima fase da vida dos coelhos, na qual a reprodução não é possível, observa-se a diminuição dos movimentos, pelo sem brilho, dificuldade de visão, aparecimento de tumores, dentes arqueados e com tons escuros.
Os coelhos de maior porte podem ter uma vida mais prolongada do que as raças de porte menor.
Em uma criação comercial os machos tem que ter uma reposição anual de 40%, o que significa uma vida produtiva de 2 anos, a média de longevidade é de 3 anos.

Nenhum comentário: