sábado, 11 de abril de 2009

A RAÇÃO







Ração é definida como um conjunto de matérias primas balanceadas de tal forma a atender as exigências do animal à nível de proteína bruta, matéria fibrosa, energia, vitaminas, minerais e outros.
Portanto, a alimentação constitui-se como fator importante no aparecimento de distúrbios digestivos nos coelhos de engorda ou no perído pós parto, por administração inadequada de ração, seja na qualidade ou na quantidade.
Diarréias de origem alimentar ocorrem, muitas vezes devido a administração de alimentos pobres em celulose ( a celulose auxilia no trânsito dos alimentos no trato digestivo, contudo pode diminuir o ganho de peso dos animais se ministrada em excesso).
Recomenda-se que antes de fornecer-mos a ração aos coelhos, a mesma seja peneirada, com o objetivo de retirar-se se o pó que forma-se devido ao manuseio dos sacos (embalagens) e que é prejudicial aos animais; que aspiram este pó no momento da ingestão da ração podendo causar-lhes alergia, complicações pulmonares ou respiratórias (rinite). Cuidado este, que também devem ter alguns criadores que por vezes alimentam seus coelhos com milho quebrado (quirera muito fina).

Também devemos evitar a troca brusca de ração, a mesma deve ser feita aos poucos, dia a dia, permitindo que a flora microflora do tubo digestivo se adapte ao novo regime alimentar.
A maioria das rações existentes no mercado dão uma conversão alimentar, global na criação na faixa de 4 a 5kg de ração por quilo/coelho.
Uma vez que os custos com alimentação perfazem cerca de 50 a 65% dos custos de produção, a escolha da ração não deve ser baseada somente em custo por quilo de matéria seca, mas sim em eficiência de produção ou índice de conversão alimentar.
Assim sendo, duas rações poderão apresentar o mesmo custo e levarem a desempenhos diferentes.
Índice de conversão alimentar = IC
• IC = quantidade de alimento consumido na engorda / peso do coelho

• IC de engorda = quantidade de alimento/ (peso do coelho ao abate - peso a desmama)

Proceder à análise econômica das rações baseada no IC:

Preço da ração kg x consumo diário / ganho de peso diário







Nenhum comentário: