O bem estar do coelho depende em grande parte do espaço disponível. As gaiolas demasiadamente pequenas ou com lotação excessiva limitam os movimentos, impedindo os animais de determinadas manifestações naturais, influenciando de sobremaneira na higiêne e aspectos sanitários, bem como no desenvolvimento produtivo dos animais.
A criação de coelhos em gaiolas e com densidade de animais elevada, podem produzir uma carcaça de baixa qualidade (com contusões,hematomas,etc), principalmente se for após a décima semana de idade dos animais, quando devido a puberdade manifestam comportamento agressivo e competitivo.
Os cunicultores possuem diferentes opiniões sobre a quantidade de coelhos por gaiolas, que varia de acordo com o estado de vida do animal, sua finalidade (reprodução, abate, produção de pele, etc) além é claro do tipo de gaiola a ser utilizado.
Em linhas gerais o espaço necessário e adequado para um coelho desde que nasce até o desmame é de 0,20m² a 0,26m² o que abriga uma população de quatro a cinco coelhos por metro quadrado.
O espaço destinado para as fêmeas reprodutoras é calculado levando-se em conta o ninho quando dentro da gaiola, associado ao número de filhotes até a desmama; o qual deve ser, quando a fêmea e o ninho dentro da gaiola de 0,40 m² a 0,50m² A gaiola com a coelha sem o ninho pode ter a dimensão de 0,30m² a 0,35 m².
Existe uma orientação de que o espaço adequado é de 0,20m² por quilo de peso vivo, tendo como base as raças médias, como a Nova Zelândia e a Califórnia.
No que diz respeito aos animais, coelhos em recria ou terminação,ou seja desde o desmame até a idade de abate (75/90 dias) é necessário de no mínimo um metro quadrado de espaço para abrigar até quinze animais.
Para os reprodutores, pode-se utilizar as gaiolas convencionais uma vez que os machos reprodutores ou coelhas em descanso só precisam de acomodações com 0,40 m² a 0,50 m².
Segundo alguns criadores, há pouca influência na produtividade e rendimento na criação devido a densidade populacional dos coelhos criados em gaiolas, os aspectos negativos que ocorrem, são supridos ou compensados pelo aumento da produção de carne; devido ao número maior de animais abatidos por gaiola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário