domingo, 17 de maio de 2009

HIGIENE E PROFILAXIA


A melhor prevenção contra doenças é manter os coelhos em boas condições de higiene e instalações adequadas.

Muitas vezes o criador iniciante ou não, imagina que a higiene consiste somente em remover as fezes e a urina diariamente, e para facilitar faz um piso de cimento. Isso além de aumentar o trabalho de limpeza, se não houver a utilização de sistemas de coleta de urina e esterco, através de drenos com canaleta que conduza estes dejetos por gravidade até um sumidouro; pode prejudicar os animais que passam a sofrer com a evaporação da amônia existente na urina.

Recomenda-se que as gaiolas fiquem a oitenta centímetros do solo, que preferencialmente deve ser de terra para que a urina se infiltre e desapareça o cheiro desagradável de amônia, da mesma forma os galpões devem ter janelas e ventilação adequada para evitar o cheiro e a presença da amônia, tão prejudicial aos animais no que diz respeito a saúde e seu bem de estar, evitando-se o "stress"de que podem ser acometidos por estes fatores.



Aconselha-se o uso de lança chamas ou vassoura de fogo, uma vez por semana nas gaiolas e nos pisos e a cada quinze dias nas laterias do calpão, fios de sustentação, gaiolas, etc.
Também, a cada quinze dias pulverizam-se as gaiolas com desinfetantes.


Deve-se proteger o piso e a entrada das instalações(pedilúvio) com o uso de cal virgem ou outro desinfetante, evitando-se assim o aparecimento ou proliferação de doenças.


O estêrco acumulado pode ser retirado a cada trinta dias, dependendo do piso este tempo pode ser maior ou menor.






Um comentário:

M.B. disse...

"Também, a cada quinze dias pulverizam-se as gaiolas com desinfetantes."

Que desinfetantes seriam esses???
Obg!