terça-feira, 9 de junho de 2009

COELHO "CROSS" - BOM PARA CARNE

Podemos formar uma linhagem de coelho, própria, que procure atender ao que queremos no que diz respeito a produção de carne. O que porém, necessita de muita dedicação, conhecimento e trabalho.

Algumas raças que podem ser utilizadas na formação de um híbrido "cross" bom de carne:






1. Chinchila - animal de cor cinza, rústico, produtor de carne de boa qualidade.


2.Califórnia - pelagem branca, exceto focinho, patas, orelhas e rabo que são escuros, alto rendimento de carne e cabeça pequena.

3. Nova Zelândia - variedade branca, precoce, apresenta grande aptidão para carne e suporta
temperaturas altas (calor).









4. Gigante de Bouscat - bom rendimento de carcaça.










Primeira cruza - 1 x 2, usando 1 como macho "A".

Primeira cruza - 3 x 4, usando 3 como macho "B".


Segunda cruza AXB, usando A como macho.

Observe, que tanto os resultados A como B, da primeira cruza devem ser conservados no mínimo um macho e uma fêmea, que se destacaram na aparência (conformação) e comportamento, objetivando a fixação desses carcteres em gerações futuras.
Deve-se ainda, buscar no resultado do cruzamento A X B, boa carcaça, cabeça pequena, temperamento nobre, partos numerosos mas não excessivos e pele firme.
É importante trocar animais e experiências com outro criador que faça seleção idêntica, para evitar-se a consanguinidade extrema, o que traria sem dúvida prejuízos a criação.
Agindo assim, obteremos um coelho típico, onde desenvolveremos animais com genes que garantam as qualidades que buscamos, tornando-se dominantes a cada nova geração.

4 comentários:

Anônimo disse...

De acordo com a minha experiência todos esses trabalhos acabam em um enorme fracasso. Espero que não realize, pois divulgo os seus animais pela pureza em que eles se apresentam. Abraços, Eduardo-RJ.

Ps.Já tem animais para venda?

Mascotes Leal disse...

Concordo com Eduardo!

Silverio disse...

Eduardo, queria saber se vc tem para venda filhotes de Flandres, qual o valor com frete para Rio bonito rj.os animais seus ficam com quantos quilos?meu telefone e971245881 zap

Silverio disse...

Eduardo, queria saber se vc tem para venda filhotes de Flandres, qual o valor com frete para Rio bonito rj.os animais seus ficam com quantos quilos?meu telefone e971245881 zap