quinta-feira, 25 de junho de 2009

A DESMAMA




Uma das fases mais importantes dentro do processo biológico do coelho é o período de desmame dos láparos.
Entende-se por desmame a separação das crias da mãe, sumprimindo por completo o regime de amamentação e alimentação láctea, para passar ao consumo normal de alimentos adequados à fase de recria.
O desmame realizar-se-á segundo os sistemas de exploração, pelo que, conforme o sistema que se adote, deixar-se-ão os coelhos na mesma gaiola em que nasceram, durante todo o período de acabamento, ou até que sejam despertados os instintos sexuais, dependendo da finalidade para que são destinados. Este período pode ser de sessenta dias para destinados ao abate e cento e cinquenta dias para os de reprodução.
A fêmea neste sistema é transferida, evitando o stress que seria causado nos coelhos pela adaptação a outro lugar desconhecido no momento em que perdem o calor materno.
Outro procedimento consiste em separar os coelhos da mãe, levando-os a gaiola de recria até o final do crescimento, como no processo anterior. Neste tipo de desmame, o stress que se produz aos separá-los da mãe e a sua adaptação a outro ambiente desconhecido, pode influenciar no seu desenvolvimento,devendo-se tomar medidas que evitem os prováveis danos e atrasos no crescimento dos láparos.
Devendo ser a desmama feita levando-se em conta o sistema de criação que o cunicultor utiliza, a mesma pode ser feita:

- quando os filhotes tem entre 28 e 35 dias, no caso em que a coelha é levada ao macho para nova cobertura entre quatro a onze dias depois do parto, se quisermos alcançar o número de oito partos por ano.
- quando a fêmea for coberta novamente no mesmo dia do parto (criação intensiva), a desmama deve ser feita 25 e 29 dias, não mais que isso.
- quando a fêmea for coberta entre 10 a 12 dias após o parto (criação semi-intensiva), a desmama deve ser feita entre 26 e 30 dias após o parto.
Nas criações sem sistema definido, os filhotes devem ser retirados da mãe a partir dos vinte e cinco dias e no mais tardar aos trinta e dois dias. O mais frequente é aos vinte e oito dias (quatro semanas).
Podemos considerar um desmame normal o feito aos 42 dias, pois a esta altura a produção leiteira da coelha se encontra em fase decrescente e corresponde a um maior consumo pelos láparos da ração fornecida á mãe. Sendo que neste momento o aparelho digestivo das crias encontra-se em boas condições para se recuperar do stress do desmame.
Observa-se no entanto a redução dos partos/ano da fêmea


É necessário desmamar os filhotes uma semana antes da realização do parto seguinte.

A ação fisiológica do desmame dos láparos age de maneira favorável na coelha, uma vez que 3 a 4 dias de efetivada ela entra em cio.




4 comentários:

ʆɑcɑ[/)] disse...

ai que fofura de coelhinhos .
sao tao lindos ,eu tenho um e sei como cuidar .

Jorge Ramiro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jorge Ramiro disse...

Os coelhos são muitos. E eu tenho certeza que se você tem muitos coelhos você tem que comprar lotes de ração para coelhos. E então você deve comprar em um supermercado que vende com desconto.

Unknown disse...

Olá minha coelha deu cria dentro de um porão da minha casa fui descobrir os coelhos lá depois q eles começaram a sair de lá nao sei quanto tempo eles tem e se ja posso dar a ração pra eles se já desmamaram gostaria de ajuda