quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

PRODUÇÃO DE PELE



Para a produção de peles de boa qualidade os animais não podem estar em período de muda. Que tem início a partir da  11º semana de vida e se realiza paulatinamente; com duração de 3 meses.
Por isso os animais devem ser sacrificados antes ou depois da muda, porém somente quando os coelhos tenham alcançado seu pleno desenvolvimento.
Para se alcançar um boa qualidade, devemos levar em conta diversos aspectos no que diz respeito ao manejo dos animais; devemos manter os coelhos em boas condições de saúde, bem alimentados, sendo imprescindível uma boa higiene, devendo-se proceder à escovação, um processo que além de remover os pelos mortos e a sujeira estimula o crescimento.
O ambiente da criação deve ser bem iluminado, porém o sol não deve incidir sobre os animais, para que as peles brancas não fiquem amareladas e as de outras cores não troquem de tom.
Uma boa ventilação para que a pele fique mais espessa, processo que também ocorre no inverno, pois verifica-se um aumento no crescimento do pelo, que protegerá do frio
Sugere-se, também, a castração dos machos não reprodutores para que aumentem a quantidade de pelo, brilho e espessura.
Antes do abate se inspeciona o animal. A pele não deve apresentar manchas anormais; se apresentar zonas escuras é sinal que o pelo esta em fase de crescimento.
O sacrifício deve ser por degola que é precedida por um atordoamento, devendo-se ter muito cuidado para não manchar a pele.
O procedimento a seguir para se obter uma pele de qualidade é o seguinte: abate, esfola, limpeza de restos de carne e gordura, tratamento com inseticida e armazenamento até as manipulações ( esticadas em um ferro em "U")subsequentes a secagem.
A pele relacionada com o peso do animal representa 13%, podendo seca pesar de 125 a 150 gramas. As de maior valor são as brancas,dependendo do comprimento, densidade, brilho, espessura, resistência, cor, tamanho e peso.
Com relação ao peso se estabelece as categorias, mais peso, maior a classificação. 
Outro aspecto importante é o estado de conservação.

Nenhum comentário: