terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

PARALISIA DO TERÇO POSTERIOR



A paralisia do terço posterior é uma afecção que afeta especialmente os animais de reposição e reprodutores, se manifestando por alterações posturais e paralisias flácidas das extremidades posteriores. Quando o coelho adota a chamada posição da rã, com  as pernas de traseiras viradas para trás.
Em geral esta alteração se apresenta em nível das articulações das vértebras tóraco-lombares ou coxo-lombares.
Neste tipo de acidente se oberva uma paraplegia rígida ou flácida com ou sem incontinência urinária.
Causas da paralisia:
- Traumáticas: fratura (quebra) da espinha, problema esporádico ocasionado por uma contratura violenta de certos animais nevosos ao serem contidos ou assustados por barulho ou presença de outros animais. Muitas vezes o coelho assustado salta no interior da gaiola ocasionando uma ruptura em sua coluna.
- Hérnia de disco: alteração em colhas geralmente de reposição colocadas em gaiolas excessivamente pequenas, em geral deve-se a fraqueza vertebral.
- Outras causas: abcessos na coluna, o mais frequente, em geral causado por estafilococos ou estreptococos. Muitas vezes as enterotoxemias produzem neurotoxinas paralisantes.
As formas de paralisia se apresentam sempre de maneira aguda, devido a isso geralmente são irreversíveis. 
Surge bruscamente, impedindo os animais de se locomoverem, dificultando a alimentação e evoluindo para um processo de desnutrição acentuada.
Muitas vezes há complicação com quadros de diarréia grave.
Assim, a paralisia dos membros posteriores deve ser considerada como um acidente, por que ocorre quase sempre com animais já adultos e em ritmo de produção, sendo que devemos eliminar os coelhos que sejam acometidos deste mal.
Caso haja repetidos casos na criação, vemos a necessidade de uma revisão imediata nas instalações, como pisos inadequados e até no sistema de manejo das pessoas que trabalham na granja.
 

38 comentários:

dj marcio disse...

ola tenho uma coelhinha que derrepende ela ficou toda mole sem força para andar ela come nao esta com diarreia so que estar fraca ,nao sei se foi por que coloqquei ela com outras duas e ela nao se alimentou se voce souber algo por favor me responda obrigadoo

Unknown disse...

OLA AMIGOS ! TAMBEM ESTOU COM PROBLEMAS DESTE TIPO, JÁ PERDI UMA COELHA E AGORA ESTOU COM UM COELHO APRESENTANDO O MESMO SINTOMA , EMAGRECIMENTO RAPIDO E FRAQUEZA NOS MEMBROS INFERIORES, COLOQUEI VITAMINA NA AGUA ,MAS NÃO TA RESOLVENDO , É UM BORBOLETA E ESTA MUITO FRACO, O QUE FAÇO PARA NÃO PERDER ESTE E OUTROS QUE POSSAM A VIR TER E MESMA DOENÇA ? OBRIGADO E ESPERO DE QUE POSSAM ME AJUDAR

Unknown disse...

TENHO UM COELHINHO QUE TB ESTÁ COM AS PATAS TRASEIRAS SEM MOVIMENTO E SE ARRASTANDO. ISTO ACONTECEU DE UM DIA PARA O OUTRO. LEVEI-O AO VETERINÁRIO E ELE DISSE QUE PODE SER CARÊNCIA DE VITAMINA B. SERÁ QUE ELE TERÁ QUE SER SACRIFICADO????? O QUE DEVO FAZER E O QUE DEVO DAR A ELE, QUE MEDICAÇÃO OU VITAMINA????

Unknown disse...

Ola tenho um coelho que comprei recentemente e da noite para o dia ele ficou paralisado das patas de tras..ele ta comendo ainda ..mas bem menos..ele tenta levantar..ele ta lutando entao nao quero sacrifica-lo.
ja houve otras doencas parecida por aqui..mas foi a muito tempo..sera a mesma?
que posicao e posso coloca-lo para que ele fike mais confortavel?

Erick Chagas + 1 Louco por Jesus disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Erick Chagas + 1 Louco por Jesus disse...

BOA NOITE tenho filhotes de mini holandês um deles esta com a saúde boa aparentemente,mais ele não movimenta as patas dianteiras.....
Preciso de ajuda....

Leonara Gonçalves disse...

Olá tenho um coelho e ele deu uma infecção e já melhorou ,só que agora ele parou de anda , parece q as pernas traseiras travou,só fica deitado com as pernas de lado,coloco ele em pé ele cai , não que sera q tá acontecendo?ele faz xixi deitado e molha tudo tadinho

Unknown disse...

Ola! Meu coelho está assim.
O seu teve melhoras, o q vc fez?

Unknown disse...

O meu coelho esta do mesmo jeito ele voltou andar??

Unknown disse...

Resgatei uma coelha que está do mesmo jeito. Ela come, bebi, caga e mija normal, só nao mexe as patas traseiras. Alguém já passou por isso? O que foi? Onde moro não tem vet silvestre. Estou colocando a comida perto e trocando as necessidades, dando vitamina, mas quero saber mais o que posso fazer para ajudá-la.

Unknown disse...

Meu coelho ficou todo paralisado agora que deu uma melhora ta começo pq eu dou na siriga oque devo fazer?

Unknown disse...

O q disseram a vc o meu coelho ta assim

Unknown disse...

Eu perdi o a minha hj tava dece jeito muito triste tadinha

Unknown disse...

Meu coelho esta assim, pfv me diga se o seu melhorou😢😢😢

Unknown disse...

Olá também tenho um coelho e o mesmo se encontra impossibilitado de um dia pro outro ficou assim.tenho medo de perder meu animalzinho. Tá com a perna traseira engolida como se fosse deficiente tá com dificuldade de locomover e comer! O que faço

Unknown disse...

A minha coelha tbm da noite pro dia ficou fraquinha das patas traseiras.
Levei no veterinário fez um monte de exames e o diagnodiagn foi displasia coxofemoral.
Agora vou entrar com medicamentos p amenizar as dores.

Vanessa disse...

Me ajudem por favor!! Minha coelha está assim come e bebê direitinho mas está obrando mole, me ajuda por favor eu não quero perder ela����������

Vanessa disse...

Me ajudem por favor!! Minha coelha está assim come e bebê direitinho mas está obrando mole, me ajuda por favor eu não quero perder ela😢😭😭😭😭

Unknown disse...

a minha coelha amanheceu a sim hoje as pernas de traz deitada sem se levanta ela tenta mais nada e nao quer comer nada me ajude nao sei o que fazer.

Unknown disse...

me responda se tem algum veterinario meu zap 987867082

Unknown disse...

Por favor!!! Me ajudem,nao sei mais o que fazer,minha coelhinha não está movimentando as patas trazeiras. Isso está me cortando o coração��������

Unknown disse...

Boa noite !
O meu coelho recentemente paralisou as patas traseiras , ele tem nove meses .
O que devo fazer ?

Unknown disse...

Minha coelinha nao estar andando apos um aborto focado e esta muito triste e de corta o coracao se alquem souber me responda no zap 91318764

Unknown disse...

O meu coelho sofreu uma queda e perdeu os movimentos dos dois pés traseiro, não sei o que fazer

Unknown disse...

Meu Coelho também tá assim.
O que eu faço!

Unknown disse...

Alguém npode responder minha coelha amanheceu assim do nada não teve trauma.

Unknown disse...

Meu coelho está como se tivesse com o nariz entupido e um ronco como se tivesse catarro e está descadeirado

Unknown disse...

A minha está assim tbem. Não mexe as patas traseiras e está soltando xixi. Se arrasta pelo chão. Que remédio eu dou???

Unknown disse...

Estou desesperada ... ninguém me responde. Minha coelha está assim tbem. Foi de repente!!! O que faço pra ela sarar???

Unknown disse...

Boa noite
Tenho um coelho que também perdeu os movimentos das patinhas
Alias ela tinha movimento porém nao conseguia ficar de pé nem andar
Parecia uma fraqueza nao conseguia ficar de pé e passou a parar de comer e beber água
A veterinária diagnosticou como infecção urinaria
Passamos a fazer massagens na barriguinha dela para conseguir urinar defecar
Tambem demos soro, agua de cocô na seringa para ela nao desidratar e perder muito peso
E tambem demos cefalexina antibiotico de 8 em 8 hrs 0,6mlg
Misolona antiflamatorio 2 ml de 12 em 12 hrs
Dipirona 3 gotinhas
(Essa dosagem foi de acordo com o peso da minha coelhinha ela pesa em media 3 kilos)
Fizemos tudo isso por 5 dias e ela voltou a andar normalmente

Decidi compartilhar pois quando aconteceu com ela fiquei desesperada e nao achei ninguem que tivesse a resposta certa na internet para oque ela tinha
(Claro que seu coelho pode ter algo diferente mais quem sabe pode ser a mesma coisa e eu posso ter te ajudado assim como fui ajudada)

Unknown disse...

Minha coelhinho nasceu assim, ela fica com as patas traseiras toda esticada sem conseguir colocar no lugar, mas ela faz suas necessidades normalmente. Queria poder ajudá-la será q tem como?

Unknown disse...

Ola,eu tenho um coelho está com as duas patas traseiras inchadas com protuberancias que possuem pus dentro. Ele também apresenta feridas nas patas que se abrem constantemente e que saem pus de dentro,e ele não consegue move-las. Por favor se alguem souber do que se trata e como eu posso fazer para tratá-lo, me diga.

Unknown disse...

Ola o meu tbm está assim conseguiu sua resposta.

Unknown disse...

Qual medicamento o veterinário prescreveu?minha coelha tbm tá assim

Unknown disse...

Como dou os remedios por favor ?

Unknown disse...

Opa. Tenho 2 filhotes assim o que eu posso fazer???

historias reais disse...

O meu coelho está assim e em vários momentos eu tenho que ajudar ele a fazer xixi e coco o que será que pode ser

kadia disse...

Venho te agradecer! Seu comentário ajudou muito, não sabíamos mais o q fazer com nosso filhote, ele simplesmente parou d andar d 1 minuto pro outro, não havia nenhum outro sintoma apenas enfraqueceu as pernas, depois q vi seu comentário introduzi a medicação indicada no dia seguinte ele já estava de pé!!