terça-feira, 27 de agosto de 2013

DOENÇAS GASTROINTESTINAIS E RESPIRATÓRIAS



As doenças gastrointestinais mais comuns e doenças respiratórias podem ser evitadas com a aplicação das regras de rigorosa higiene ambiental e a manutenção de condições adequadas e com o isolamento dos indivíduos doentes.
Os agentes infecciosos estão sempre presentes, num estado latente e apenas esperam o momento oportuno para realizar a sua ação patogênica e causar problemas de saúde. As formas são então doenças respiratórias que, para a maior parte, o criador pode mesmo impedir sabendo que existem fatores como a temperatura, a umidade  as correntes de ar e a circulação de ar que  predispõem os animais caso  não seja bem regulado; o estresse  ou qualquer outro fator imunossupressor, como  a falha de quarentena para os indivíduos novos e nas introduções e da falta de vácuo sanitário nos ciclos de produção alternados.
Mesmo as "síndromes entéricas" são a expressão de uma forma de enteropatia multifatorial
em que uma variedade de patógenos agem sinergicamente com os estressores e gerenciais
e pode muito bem ser considerado como o mais importante entre as doenças de trabalho típicos da criação de  coelhos, com base na produção e  que provoca danos. Entre os principais condicionantes incluem-se a densidade excessiva de animais, a formulação errada da dieta ou a mudança súbita do tipo de dieta, a redução da ingestão de alimentos, ou falhas de gestão e falta de higiene, uso excessivo de substâncias antibacterianas, as condições ambientais são desfavoráveis, situações de estresse, baixa imunidade materna, etc., contribuem para o aparecimento de formas entéricas, e promovendo a proliferação de agentes patógenos primários ou oportunistas tanto por aumentar a susceptibilidade dos coelhos,como por exemplo através de um efeito immunodepressivo.
Assim, até mesmo problemas gastrointestinais pode ser largamente evitado, mas, enquanto que no caso das formas respiratórias deve impedir o criador operando sobre o ambiente, no caso das formas de fatores intestinais são mais complexos.
Também neste caso, a aplicação de um protocolo rígido que proporciona medidas sanitárias
de higiene das instalações e da compra e introdução de reprodutores na criação, combinada com o controle dos fatores de estresse e alimentação adequada pode ajudar tremendamente impedindo o surgimento e evolução de doenças.

Nenhum comentário: