quinta-feira, 29 de agosto de 2013

SINAIS DA FECUNDAÇÃO



Não existem formas seguras que indiquem com precisão que a coelha esteja coberta. Notamos, por vezes que quando prenha a coelha,torna-se mais calma,com movimentos lentos,engorda,altera-se a forma do seu corpo, principalmente no ventre.
Porém, existem métodos ou sinais que sinalizam a possibilidade da coelha estar coberta.
 - Prova do acasalamento: 
Quando a coelha é levada novamente ao macho, e esta não o aceita, fugindo e emitindo grunhidos. Pode ser que esteja prenha, mas não o é de forma afirmativa, pois existem fêmeas que aceitam o macho antes de parir.
- Prova das mamas:
Logo após a ovulação, as glândulas mamárias se desenvolvem mais na segunda semana da gestação. Para examinar o criador deve segurar uma das mamas e, com o dedo indicador e polegar, fazer um movimento de vaivém, se a pele estiver grossa a coelha poderá estar prenhe.
- Palpação Ventral:sem dúvida é o método mais seguro para a verificação da gestação.
A apalpação é efetuada quinze dias após o acasalamento; a coelha deve estar com a cabeça virada para o operador, que com uma das mãos,a contém, segurando-a pelas orelhas e pela pele do dorso. Com a outra mão, o operador faz uma leve pressão sobre a barriga da coelha e depois vai fechando , ao mesmo tempo as mãos e os dedos, com movimentos para frente e para baixo.
Quando a coelha está prenha, o operador sente escorregar entre os dedos,alguns caroços em cadeia. Temos que ter cuidado para não confundir com material fecal.


Nenhum comentário: