quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

ESTÍMULOS PARA A ACEITAÇÃO DO MACHO



Com relação à aceitação do macho pela coelha, a receptividade se pode realizar ou induzir de várias maneiras, dentre elas citamos:

* Iluminação (aumento das horas de luz).
* Alimentação (ração correta e balanceada).
* Hormonal (aplicação de hormônios).
* Coletividade (agrupar coelhas em uma mesma gaiola).
* Macho jovem (ao lado da gaiola da fêmea).
* Bioestímulo ( interromper por 48 horas a lactação).
* Troca de gaiola (fator estressante).

A cobertura das coelhas pode ser realizada por monta natural assistida, levando a fêmea na gaiola do macho observando-se o salto. Após a realização da monta retiramos a coelha, separando-a do coelho.
Observamos que um macho pode realizar três saltos viáveis em três fêmeas em um mesmo dia, porém precedidos pelos quatro dias anteriores de descanso, ou dois saltos com três dias de inatividade.


terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

MANEJOS DOS FILHOTES




Ao nascer os filhotes são incapazes de manter por sí mesmos a temperatura necessária para o bom funcionamento de seus organismos.
Durante os primeiros dias de vida a temperatura no ninho deve oscilar entre 30º e 35º C, temperatura que contribui para o bom estado do ninho, para que este cumpra seu papel de proteção da ninhada.
O ninho é um acessório indispensável. A cama deve estar sempre limpa e se necessário deve ser renovada.
O ninho deve ser retirado ao 20 - 21 dias, um pouco antes da desmama. O ninho deve ser vistoriado todos os dias, retirando-se algum animal morto e revisando-se as condições de acomodação da ninhada.
Com relação a mortalidade durante a lactação, as causas são numerosas e podem ser decorrente de erros de exploração atribuindo-se ao criador a responsabilidade por algumas destas mortes.
O abandono da ninhada pela coelha durante a lactação pode ser atribuida a  coelha ( falta de leite, calos nas patas, etc), porém pode ser também devido a falta de água e em muitos casos por trocas bruscas de temperatura), todos estes fatores devem ser levados em conta.
O controle da mortalidade desde o nascimento até a desmama depende de que o cunicultor tenha realizado uma contagem ou um controle dos filhotes no dia do parto. Um índice de mortalidade de 12 a 18% durante este período, pode ser considerado normal, se esta porcentagem corresponder a um longo período ( um ano por exemplo).
Infelizmente não é raro registrar índices de mortalidade de 25 a 30% ou mais.
Segundo pesquisas os filhotes pequenos de uma ninhada são mais débeis e menos resistentes. As ninhadas maiores, mais numerosas apresentam também uma mortalidade maior, daí a necessidade de utilizar a prática da adoção a partir de 12 filhotes por ninhada, ou seja a transferência de filhotes de uma coelha com elevado numero de filhotes para outra com menos.
O índice mais baixo de mortalidade se observa em ninhadas de 7 a 10 filhotes.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

MANEJO E RESTRIÇÃO




Diferente de outros mamíferos pequenos, o coelho tem uma porção significativa de seu peso distribuído no lado traseiro de seu corpo. Os músculos pesados para correr se encontram localizados  na parte baixa das pernas traseiras.
Os coelhos tem um esqueleto leve e delicado, por isso são propensos a fraturas em suas vértebras
Assim o manejo adequado e o alojamento são muito importantes.
A melhor forma de transportar os coelhos por longas distâncias é colocá-los em uma caixa escura, em pequenas distâncias podemos até levá-los nas mãos ou em simples caixas.
Agarre o coelho pelo pescoço, é muito importante segurar as nádegas com a mão livre. Uma patada do coelho seguro pelo pescoço sem suporte na sua nádega é suficiente para fraturar a espinha. Cobrindo a cabeça com um pano tranquiliza o coelho para não fazer força durente o transporte.
As orelhas dos coelhos parecem ser boas para segurar o animal, mas é um erro estas são muito delicadas e sensíveis e nunca devem ser usadas para segurar ou erguer o coelho.
Quando sujeitamos o coelho em cima de uma mesa para ser examinado é melhor deixá-lo em sua posição natural e rodeá-lo com os braços.
Cobrindo os olhos do coelho frequentemente  ajuda  que ele relaxe.
Um método que se usa para "hipnotizá-los" consiste em colocá-los de costas. A cabeça se acomoda em uma posição curvada com o queixo apoiado no colo. As pernas traseiras se firmam com a outra mão e o corpo fica estirado firmemente.
Depois de sujeitar o coelho nesta posição,por um ou dois minutos se solta as pernas traseiras e suavemente se esfrega o abdômen até o final de suas pernas.
Isto se usa para realizar procedimentos simples e aplicação de injeções. Os ruídos fortes podem despertar o coelho deste estado de sonolência. Também soltando a cabeça da posição curvada o coelho despertará imediatamente.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

SINTOMAS DE CALOR NOS COELHOS



O calor pode ser muito perigoso para os coelhos, pois são mais suscetíveis a temperaturas altas que outros animais.


Sintomas de golpe de calor nos coelhos:
  • vermelhidão das orelhas 
  • ofegante 
  • letargia 
  • salivação 
  • fraqueza / lentidão
  • confusão 
  • convulsões
Quando o coelho apresentar algum destes sintomas devemos umedecer suas orelhas, mas, nunca o coloque  em um tanque de água fria ou dar banho frio.
Para ajudar a prevenir golpes de calor nos coelhos, existem inúmeras maneiras de mantê-lo em uma temperatura agradável:

- Proporcionar um local fora da luz solar direta, um sombreamento no criatório também pode fazer diferença na temperatura;
- Colocar uma pedra de cerâmica ou azulejo proporciona uma sensação de frescor quando o coelho se deita sobra ela;
-  Utilização de ventiladores auxiliam na redução do calor nos galpões ou na criação, porém nunca devemos utilizá-lo diretamente sobre o animal;
-  Congelar garrafas de água e colocá-las próximas aos coelhos, (ex:sobre a gaiola ou ao lado) ajuda na diminuição da sensação de calor;
-  Água, proporcionar ao coelho muita água, e se houver condições colocar uma pedra de gelo no bebedouro (cumbuca);
-  Nebulizar as orelhas dos coelhos com água, ajuda a regular a temperatura, mas nunca molhe completamente as orelhas;
-  Dar aos coelhos muita verduras, forragens verdes ajudam a mantê-los hidratados;
-  Colocar uma toalha ou pano úmido sobre as gaiolas também ajuda para a redução do calor.