terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

MANEJOS DOS FILHOTES




Ao nascer os filhotes são incapazes de manter por sí mesmos a temperatura necessária para o bom funcionamento de seus organismos.
Durante os primeiros dias de vida a temperatura no ninho deve oscilar entre 30º e 35º C, temperatura que contribui para o bom estado do ninho, para que este cumpra seu papel de proteção da ninhada.
O ninho é um acessório indispensável. A cama deve estar sempre limpa e se necessário deve ser renovada.
O ninho deve ser retirado ao 20 - 21 dias, um pouco antes da desmama. O ninho deve ser vistoriado todos os dias, retirando-se algum animal morto e revisando-se as condições de acomodação da ninhada.
Com relação a mortalidade durante a lactação, as causas são numerosas e podem ser decorrente de erros de exploração atribuindo-se ao criador a responsabilidade por algumas destas mortes.
O abandono da ninhada pela coelha durante a lactação pode ser atribuida a  coelha ( falta de leite, calos nas patas, etc), porém pode ser também devido a falta de água e em muitos casos por trocas bruscas de temperatura), todos estes fatores devem ser levados em conta.
O controle da mortalidade desde o nascimento até a desmama depende de que o cunicultor tenha realizado uma contagem ou um controle dos filhotes no dia do parto. Um índice de mortalidade de 12 a 18% durante este período, pode ser considerado normal, se esta porcentagem corresponder a um longo período ( um ano por exemplo).
Infelizmente não é raro registrar índices de mortalidade de 25 a 30% ou mais.
Segundo pesquisas os filhotes pequenos de uma ninhada são mais débeis e menos resistentes. As ninhadas maiores, mais numerosas apresentam também uma mortalidade maior, daí a necessidade de utilizar a prática da adoção a partir de 12 filhotes por ninhada, ou seja a transferência de filhotes de uma coelha com elevado numero de filhotes para outra com menos.
O índice mais baixo de mortalidade se observa em ninhadas de 7 a 10 filhotes.

Nenhum comentário: