quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

MANEJO E RESTRIÇÃO




Diferente de outros mamíferos pequenos, o coelho tem uma porção significativa de seu peso distribuído no lado traseiro de seu corpo. Os músculos pesados para correr se encontram localizados  na parte baixa das pernas traseiras.
Os coelhos tem um esqueleto leve e delicado, por isso são propensos a fraturas em suas vértebras
Assim o manejo adequado e o alojamento são muito importantes.
A melhor forma de transportar os coelhos por longas distâncias é colocá-los em uma caixa escura, em pequenas distâncias podemos até levá-los nas mãos ou em simples caixas.
Agarre o coelho pelo pescoço, é muito importante segurar as nádegas com a mão livre. Uma patada do coelho seguro pelo pescoço sem suporte na sua nádega é suficiente para fraturar a espinha. Cobrindo a cabeça com um pano tranquiliza o coelho para não fazer força durente o transporte.
As orelhas dos coelhos parecem ser boas para segurar o animal, mas é um erro estas são muito delicadas e sensíveis e nunca devem ser usadas para segurar ou erguer o coelho.
Quando sujeitamos o coelho em cima de uma mesa para ser examinado é melhor deixá-lo em sua posição natural e rodeá-lo com os braços.
Cobrindo os olhos do coelho frequentemente  ajuda  que ele relaxe.
Um método que se usa para "hipnotizá-los" consiste em colocá-los de costas. A cabeça se acomoda em uma posição curvada com o queixo apoiado no colo. As pernas traseiras se firmam com a outra mão e o corpo fica estirado firmemente.
Depois de sujeitar o coelho nesta posição,por um ou dois minutos se solta as pernas traseiras e suavemente se esfrega o abdômen até o final de suas pernas.
Isto se usa para realizar procedimentos simples e aplicação de injeções. Os ruídos fortes podem despertar o coelho deste estado de sonolência. Também soltando a cabeça da posição curvada o coelho despertará imediatamente.

Nenhum comentário: