terça-feira, 8 de dezembro de 2015

COELHOS - AGRESSIVIDADE




O comportamento do coelho é diferente de cães e gatos uma vez que é um animal considerado presa.
Apenas manifestam comportamento de satisfação ao ver alguma coisa familiar, dor e medo.
O olfato é o seu sentido mais aguçado, podendo distinguir entre humanos familiares e desconhecidos e entre homens e mulheres.
Os filhotes saem do ninho ao redor dos 15 dias de vida e são desmamados com 4 a 5 semanas, porém só começam a ser manipulados com 6 a 8 semanas de idade (período de venda ou transferência para outro criador e mesmo por necessidade em seu próprio criatório.
Assim sendo, não é comum mas pode acontecer de o nosso coelho apresentar sinais de agressividade, e temos que entender o porquê dessa conduta.
O que pode ocorrer devido a diversas causas:

Coelhos que tem pouco contato com pessoas, recebendo pouca atenção e por vezes maus tratos; podem chegar a morder (quando criados soltos) a altura dos pés dando voltas ao nosso redor.
Isto muitas vezes se deve ao comportamento sexual, o animal se sente frustrado sexualmente e "tenta praticá-lo" conosco. 
Inicialmente pode ser engraçado, mas frequentemente pode se transformar em um incomodo; a castração pode ser a solução.
Se o coelho demonstra desvio de comportamento quando está sendo criado em gaiola, não permitindo que coloquemos a mão dentro, apresentando certa agressividade (mordidas e arranhões), isto se deve a um comportamento territorial. O coelho considera a gaiola como seu território e não permite a entrada nele. Devemos respeitá-lo, e tentar corrigir este desvio através de exercícios; pressionando ligeiramente a sua cabeça para junto do piso da gaiola, que pode ser interpretado como um ato dominante pelo coelho diminuindo sua agressividade.
Os coelhos possuem uma excelente visão de longa distância, porém de curta distância ela é limitada e muitas vezes a mão de uma pessoa pode parecer ao animal um sinal de agressão ou ameaça quando muito perto de sua cabeça e ele por vezes tentará se defender mordendo ou arranhar por estar assustado. Assim sempre, que for necessário o manuseio do coelho dentro da gaiola ou tendo que retirá-lo, devemos ter calma e cuidado com o animal afim de não assustá-lo.


Nenhum comentário: