terça-feira, 5 de janeiro de 2016

COELHOS - REPRODUÇÂO



Um coelho está pronto para a reprodução aos 5 meses de idade.
Neste momento fase da vida temos que suprir todas as suas necessidades de proteína-  energia, vitaminas e minerais, para que principalmente a fêmea tenha uma boa ovulação.
Existem situações especiais de clima que uma coelha aos 4 meses alcança facilmente a condição de ser coberta.
Com os machos devemos ser mais exigentes. A idade mínima é de 6 meses, proceder a cobrição antes deste tempo, corremos o risco de que a coelha não fique prenhe.
Os acasalamentos dever ser realizados nas primeira horas da manhã ou da tarde, devemos sempre levar a fêmea na gaiola do macho para efetuar-se a cobrição.
Os sintomas do cio são intranquilidade da coelha, se está com outras coelhas tenta montá-las, está próxima da gaiola do macho tenta pular com intenção de entrar na gaiola.
Em geral as gaiolas para acasalamento devem ser redondas, para facilitar a cobrição evitando que a coelha se "esconda" nos cantos evitando o salto do coelho, prejudicando o acasalamento e por vezes causando ferimentos nos animais.
A vulva da coelha deve ter uma coloração que vai do roxo até a violeta, devido a maior irrigação sanguínea  estando apta para a concepção, neste estado apresenta a cauda levantada em posição característica para aceitar o macho.
Concluido o salto o coelho deve ser retirado imediatamente da gaiola da fêmea.
Podemos realizar duas montas com 12 horas de diferença entre uma e outra para confirmar a gestação. E neste prazo de doze dias devemos fazer a apalpação abdominal, um dos métodos que nos garante com precisão se a coelha está prenha.
A gravidez dura de 28 a 32 dias, sendo em média de 30 dias e durante este tempo a coelha deve receber os melhores cuidados, como alimentação de qualidade e rígida higiene.
A falsa gravidez dura 16 dias.
O tempo de utilização de uma coelha para reprodução é de dois anos, decaindo a sua capacidade reprodutiva, em termos de ninhadas, a cada nova gestação.
Devemos ter cuidado de a coelha não ficar muito tempo sem reproduzir, pois pode engordar e se tornar estéril.

Nenhum comentário: