terça-feira, 12 de janeiro de 2016

BEBEDOUROS



Constata-se que as quantidades diárias de água consumidas pelos coelhos são muito importantes e tem relação direta com sua idade, estado produtivo, condições do meio ambiente, natureza da alimentação, temperatura e qualidade química da mesma.
Como exemplo podemos citar que uma coelha imediatamente após o parto pode ingerir quase um litro de água.
Na média diária podemos dizer que:
Reprodutoras necessitam de 500 a 600 ml de água.
Coelhos de engorda 200 a 250 ml.
Coelhas com suas ninhadas, 80 a 120 litros (desde o parto até a engorda).
Estes dados nos dão uma ideia da importância da escolha da forma do fornecimento de água aos nossos animais, em especial bebedouros.
Conforme a disponibilidade de tempo podemos utilizar bebedouros descontínuos e bebedouros contínuos.
Os bebedouros descontínuos não são recomendados em criações industriais de coelhos, salvo para aplicação de medicamentos individuais; as garrafas invertidas sobre pratos ou cumbucas de cerâmica e outros potes para "dar" água aos coelhos formam o grupo de bebedouros descontínuos.
Os bebedouros contínuos ou automáticos já amplamente utilizados fornecem aos coelhos uma quantidade regular e suficiente de água, apresentando muitas vantagens.
Devido a higiene e sanidade da água fornecida, constata-se menor incidência da síndrome diarréica, enterotoxemias e fenômenos de paralisias posparto em coelhas; assim como diminuição de acidentes com filhotes como abandono das crias e canibalismo.
Ainda, incrementa a produtividade da mão de  obra, melhora a rentabilidade do criatório ao não produzir interferências da capacidade de crescimento dos filhotes, na produtividade das coelhas e no rendimento dos coelhos em engorda.
Os bebedouros contínuos se apresentam basicamente em dois tipos: de nível constante e o de "bico".
Os de nível constante através de sistema de bóia, são aconselháveis pela comodidade que proporciona ao coelho, o qual bebe a água no recipiente que é prontamente reabastecido assim que o nível baixe.
O maior inconveniente que apresenta é o risco de contaminação por parte dos dejetos e restos de alimentos, o que obriga a uma limpeza diária.
De bico são aqueles que o coelho pressiona com a boca sobre um pequeno pino com mola ou sem e assim a água é liberada.
Temos que ter constante atenção a possíveis vazamentos decorrentes da pressão da água ou problema nos bicos; outro inconveniente é que nem todos os coelhos são capazes de beber espontaneamente nesse bebedouro, eles tem que aprender antes do desmame.
para evitar problemas podemos colocar um recipiente com água dentro da gaiola até os coelhos se acostumarem. 
A escolha de um ou outro modelo é indiferente, pois cada um apresenta vantagens e inconvenientes, suas falhas em muitos casos se devem mais, a circunstâncias de instalação e controle no funcionamento do modelo escolhido.
Os bebedouros devem estar a uma altura regulável, que facilite a localização da água a ser ingerida.
Devem ser fáceis de limpar e ter um condutor adequado para se evitar perdas de água.
Com relação a posição do bebedouro este deverá estar a uns 10 cm do piso e não deve ser introduzido mais de 2,5 cm dentro da gaiola.


Nenhum comentário: