quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

COELHOS - TRICOFAGIA



Costume dos coelhos de comer o pelo entre si, e muitas vezes o próprio.
É um problema comum e ocorre como um "vício" tal qual uma pessoa rói as unhas, pode-se mudar este hábito colocando-se pedaços de madeira na gaiola para que os coelhos desgastem seus dentes, devido ao crescimento contínuo dos incisivos.
A tricofagia pode ter origem em várias causas:
- estados de ansiedade.
- falta de vitaminas ou fibras.
- estres.
- espaço reduzido na gaiola.
Também as fêmeas podem comer os pelos de seus ninhos.
O vício de comer pelos pode acarretar alguns prejuízos ao criador, pois em animais em que é utilizada a pele a mesma muitas vezes pode ser desvalorizada ou mesmo inutilizada.
Assim, podemos eliminar este problema aumentando ou proporcionando vitaminas ( complexo B) na água, o que colabora com a diminuição do estres.
A alimentação também tem papel importante no controle do problema da tricofagia, quando devemos fornecer ração de boa qualidade, bem como pasto ou feno (fibra).
O aporte de fibras na alimentação é importante para que ajude na expulsão das bolinhas de pelo que se formam no estômago dos coelhos.
Muitas vezes as fêmeas chegam a devorar suas crias e o canibalismo pode ocorrer até nos coelhos de engorde.
Devemos ter cuidado pois pode ocorrer ainda, que os pelos fiquem acumulados no estômago formando verdadeiras bolas que podem impedir a passagem dos alimentos causando a morte do animal, em poucos dias por desnutrição.
Portanto o cunicultor deve corrigir a alimentação com fibra, a qual deve ser de no mínimo 14%, controlando-se o problema muitas vezes em uma semana.

Nenhum comentário: