terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

DESMAMA - MANEJO



A desmama consiste na separação dos filhotes de sua mãe.
A coelha tem um período de lactação máximo de 8 semanas, assim nesta idade o desmame é feito naturalmente com a diminuição do leite produzido pela mãe.
Os filhotes consomem pouco leite a partir da 6ª semana. Quando o desmame é feito no final da lactação é chamado de desmama tardia.
A desmama precoce se faz entre 28 e 32 dias de idade, porém temos de levar em conta o peso mínimo de 500gr. para realizá-la, pois isso nos assegura a viabilidade de vida e adequado desenvolvimento dos filhotes.
Este peso se consegue no tempo previsto dependendo do número de animais que compõe a ninhada e a disponibilidade e qualidade dos alimentos à disposição dos filhotes no momento em que começam a sair do ninho.
Levando-se em conta que existem dois tipos de desmame, se utilizará o adequado ao sistema de reprodução/criação (intensiva ou não) praticada unida a qualidade de alimento disponível.
De qualquer forma a desmama é uma fase estressante para os filhotes e nos primeiros 3 dias devemos fornecer alimento de boa qualidade disponível de forma controlada, boa higiene e com tranquilidade.
A prática da desmama oferece perigo aos filhotes que se ressentem da falta materna.
Para diminuir os riscos durante o período de pósdesmama devemos proceder da seguinte maneira:
* Colocar os filhotes desmamados em uma gaiola limpa e bem desinfetada.
* Restringir a alimentação (ração) nos primeiros dias depois da desmama, complementando com forragem seca (feno).
* Fornecer água com solução de vinagre (2%).
* Pouca manipulação dos filhotes para evitar mais estress.
* Formar grupos por sexo da mesma ninhada.

Nenhum comentário: