quinta-feira, 9 de março de 2017

COELHOS - SISTEMAS DE ALIMENTAÇÃO



Existem duas formas de alimentarmos os coelhos: consumo livre e consumo limitado, ambos apresentam vantagens e desvantagens.
Com o uso do método livre baixamos os custos com mão de obra e permitimos aos coelhos ajustar a alimentação a suas necessidades.
Ainda esta forma de alimentação permite um desenvolvimento máximo, evitando também a aglomeração espontânea uma vez que os coelhos tem tempo suficiente para alimentarem-se. 
Por outro lado, a vantagem do consumo limitado é que permite ao criador uma observação mais cuidadosa de cada gaiola e dos animais com relação ao que ingerem.
Ainda, no que se refere a uma alimentação controlada - limitada - ela reduz os problemas de enterotoxemia, assim um alimento que contenha um proporção adequada de fibra (15%) não deve causar problemas digestivos.
Existem várias opções de alimentos para os coelhos, dentre eles podemos destacar: os alimentos comerciais, rações balanceadas de fábrica; "pelets" que facilitam o manejo do alimento, diminuindo o desperdício, melhorando o aproveitamento pelos animais e mesmo a sua conservação. Representa um custo maior em relação a outros tipos de alimentos.
Quando desejarmos reduzir os custos de alimentação devemos buscar outras alternativas que se ajustem as possibilidades e objetivos da criação.
Para tal podemos proceder da seguinte maneira - conseguir restos de mercado, feiras, frutas e verduras descartadas; estes alimentos devem ser dados aos coelhos, somente quando possuírem condições de higiene e conservação.
Porém não são recomendáveis para grandes criações, as quais sugere-se que compre a matéria prima e produza a ração na propriedade; pode também ser produzido no criatório combinando-se algum alimento industrializado com outros de custo reduzido.
Indicando-se algum tipo de forragem a qual é muito importante para o aparelho digestivo dos coelhos que não funciona contraindo os alimentos,mas sim "empurrando-os". É devido a isso que os coelhos comem durante todo o dia em pequenas quantidades, que ao ser "empurrada" vai sendo digerida.