terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

COELHOS X CALOR

Os coelhos suportam com dificuldade os períodos de calor, para conseguirem uma melhor adaptação nas épocas quentes, utilizam-se de alguns mecanismos para eliminar o calor.

Pulmões: os pulmões atuam de duas maneiras, o ar expirado é mais quente que o ar inspirado, permitindo por conseguinte uma dispersão do calor. Ainda os pulmões eliminam o vapor d'água, esta eliminação da água em forma gasosa consitui por sí mesma uma perda de calor. Com isso o ritmo da respiração se incrementa com o consequente aumento da temperatura, permitindo desse modo eliminar mais quantidade de calor.

Pele: Os coelhos não possuem glândulas sudoríparas e o pelo faz com que a dispersão do calor direta pela pele seja praticamente nula, o que torna estes animais menos capazes de resistirem a temperaturas elevadas.

Levando-se em conta todos esses elementos, confirma-se a necessidade, nem sempre viável, de manter a temperatura constante em torno de 25ºC, o que justifica a importância de uma ventilação adequada com o fim de eliminar simultâneamente o vapor de água e o calor.
A partir dos 26,7ºC o coelho não pode eliminar o calor de modo correto.
Para sobreviver, deve reduzir seu consumo de alimento e concentrar o aumento de sua alimentação a noite, quando as temperaturas diminuem.
Basicamente 82% da alimentação total se realiza a noite no verão e 70% no inverno.
O coelho reduz sua atividade física para diminuir a sensação de calor, quando ultrapassa os 20 - 26º C.
No caso dos machos há dininuição da atividade física em conjunto com a diminuição dos níveis hormonais que acarretam a diminuição da libido, do poder de fecundação do esperma, surgindo assim problemas na reprodução.
A partir dos 40,6º C, todos os meios utilizados para reduzir o calor se revelam ineficazes; a temperatura do corpo aumenta e ocorre a morte.
Observa-se, ainda, que as orelhas tem um papel importante na eliminação do calor. Todos os criadores sabem que em períodos quentes, o coelho as mantêm erguidas.
As orelhas dos coelhos também apresentam a função de eliminar o calor, sobretudo em temperaturas ao redor dos 25º C, quando notamos um aumento da circulação sanguínea nas orelhas; desse modo sua superfície elimina por irradiação o calor veiculado pelo sangue.

TEMPERATURA
EM ºC
EFEITOS
23,9º CAumento do ritmo respiratório(que se triplica entre 32,2 e 37,8ºC)
26,7º CAumento do ritmo cardíaco
Aumento da temperatura corporal
Diminuição do consumo de alimentos
Diminuição da atividade das tiróides
40,6º CAumento da temperatura corporal e morte

Um comentário:

Unknown disse...

BOM DIA, GOSTEI MUITO DE SUA POSTAGEM! PARABENS! GOSTARIA DE SABER QUAIS SÃO AS REFERENCIAS QUE VOCE UTILIZOU PARA A POSTAGEM, POIS ME INTERESSA MUITO O ASSUNTO, PARA MINHA CRIAÇÃO.
DESDE JÁ AGRADEÇO, ESPERO RESPOSTA, ENVIA-ME PARA ESSE ENDEREÇO : cecilia7andrad@hotmail.com.
cordialmente, Cecilia