quinta-feira, 11 de setembro de 2014

O MACHO REPRODUTOR



Os machos iniciam sua função reprodutora ao redor dos 5-6 meses, quando atingem 80% do peso adulto.
Em linhas gerais o volume espermático pode oscilar entre 0,3 e 1 ml, com uma concentração de espermatozóides  entre 200 e 1000x10(6).
Esta quantidade e qualidade seminal depende de uma série de fatores uns relacionados diretamente com o animal - fatores intrínsicos - e outros relacionados com o manejo e o meio ambiente - fatores extrínsicos.

- Fatores intrinsícos - depende do animal:

a) Idade: em condições normais de quantidade e concentração espermática se incrementa dos 5 aos 10 meses mantendo-se constante de 2 a 3 anos.

b) Variações individuais: encontraram-se diferenças significativas entre indivíduos, para todos os parâmetros que determinam a produção e qualidade seminal.

c) Raças: diversos autores tem encontrado variações entre as raças.

- Fatores extrínsicos - depende do ambiente e do manejo,

a) Ritmo de utilização do macho: foi observado que a partir da terceira ejaculação consecutiva o volume e a concentração de espermatozoides diminui significativamente; assim recomenda-se duas ejaculações (montas) por dia com intervalo de 15 minutos, uma ou duas vezes por semana.
    A segunda ejaculação tem um menor volume, porém com uma concentração superior.

b) Fotoperiodismo (Luz): 16 horas de luz/dia, favorece a qualidade e concentração de esperma.

c) Temperatura: o coelho é muito sensível ao calor, sofrendo uma diminuição da concentração de espermatozóides quando é submetido a temperaturas superiores aos 27/29º C. Por outro lado é necessário saber que o coelho é um animal com grande capacidade de adaptação e aclimatação, de tal modo que essa diminuição da concentração espermática tende a normalizar e decorridas 4/6 semanas de exposição a altas temperaturas.
Por esta razão nos meses de verão se constata uma diminuição temporária da capacidade reprodutiva dos machos, sendo conveniente manter um rígido controle da temperatura no galpão, assim  como diminuir o ritmo de utilização dos machos e fornecer aos animais suplemento vitamínico (zinco,vitamina E) para amenizar a perda da qualidade seminal.





Nenhum comentário: