quinta-feira, 18 de setembro de 2014

PLANTEL





Na criação de coelhos o plantel reprodutor é a base fundamental que orienta a criação, pelo que deve ter muito cuidado o criador ao fazer a seleção.dos seus animais.
O coelho possui uma alta capacidade de se reproduzir.
Sendo assim, por cada quilo produzido por uma coelha reprodutora, são produzidos 40 quilos de carne ao ano.
Os animais destinados a reprodução devem atender ao tipo ideal (padrão) da raça, ainda serem sadios, fortes e vigorosos procedentes de linhas estabilizadas e oriundos de pais de qualidade (genética de qualidade).
Os animas devem cruzar quando atingirem a maturidade sexual e o peso determinado por sua raça.
Para as raças nova zelândia e califórnia se recomenda o acasalamento na idade de 5 meses.
Nas raças gigantes, a primeira cobrição deve ser entre 6 a 10 meses de idade.

Características do Plantel Reprodutor:

Nas raças que se deseja explorar os animais devem reunir as características que leve a produção rentável, suas condições são:

a) Rusticidade - é a resistência dos coelhos para contrair enfermidades e é dada pelo bom estado de saúde dos animais, que se obtém com adequadas condições de higiene e boa alimentação;

b) Fertilidade - é a capacidade das fêmeas resultarem prenhes;

c) Fecundidade e Prolificidade - é a capacidade das coelhas em parir elevado número de filhotes em cada parto;

d) Precocidade - se refere ao crescimento rápido dos coelhos jovens e de ter a os animais a capacidade de atingir o máximo no menor tempo possível.
  
e) Conversão - é a relação entre consumo de alimento e o aumento do peso que a ingestão de alimentos produz nos coelhos.

A conversão é maior quando menos alimento o animal necessita para produzir o aumento de 1kg de peso vivo.
Na escolha dos reprodutores devemos levar em conta dois aspectos fundamentais, o fenótipo e o genótipo.

f) Fenótipo - é o aspecto exterior do animal: tamanho, cor, formação corporal dos coelhos que deve aproximar-se ao tipo ideal da raça.

g) Genótipo - é o aspecto genético ou seja o conhecimento de seus antecedentes a genealogia do coelho que deve ser sempre de acordo com os padrões raciais.
O fator externo do coelho pode nos dar uma idéia de que possa ser um bom reprodutor ou uma boa matriz. Porém o fundamental é a parte interna o genótipo, uma vez que as características hereditárias são muito importantes para uma criação produtiva.
As fêmeas selecionadas devem ter uma boa conformação corporal de acordo com as características da raça. Devem ser robustas com o terço posterior bem desenvolvido, serem dóceis e tranquilas.
O rendimento exigível deve ir de 4 a 5 parições por ano com média de 8 filhotes por parto, com desmame aos 40 dias, não apresentando mortalidade maior de 5% e com peso médio para os filhotes (nova zelândia e califórnia), não  menor que 1kg.
As ninhadas produzidas por cada coelha devem ser uniformes - com limites entre 6 e 9 filhotes - bem desenvolvidos o que nos mostra a capacidade da coelha criadeira.









Nenhum comentário: