quinta-feira, 13 de outubro de 2016

COELHOS E AS ALTAS TEMPERATURAS



As altas temperaturas registradas no verão, afetam negativamente a produção de coelhos, tanto nas coelhas reprodutoras, como nos machos e coelhos de engorda.
O coelho é uma espécie de origem mediterrânea aparentemente adaptado a temperaturas altas, porém no que diz respeito ao coelho destinado a produção de carne a situação pode ser outra.
A seleção moderna para a produção em grande escala, apresenta animais com desenvolvimento muscular desproporcional com rendimento de carcaça mais avantajada,com mais carne.
Porém esta seleção não proporcionou ao coelho uma maior capacidade respiratória, um dos principais mecanismos dos coelhos na proteção contra o calor excessivo para eles.
Em geral, a partir dos 25º C, constatamos um aumento na temperatura corporal dos coelhos, com a diminuição do apetite com consequências no rendimento produtivo e reprodutivo.
A partir dos 35ºC, o coelho é incapaz de combater o calor produzindo mortes pelo chamado "golpe de calor".

Nas coelhas as altas temperaturas: diminuem a ingestão dos alimentos, apresentam dificuldade em aceitar o macho, aumentam a mortalidade embrionária e contribui para ninhadas menores, diminui a produção de leite, afeta a viabilidade de desmame e influencia com um peso menor na desmama.

Nos machos os efeitos das altas temperaturas ocasionam: diminuição da quantidade e da qualidade do esperma, diminuição da libido.

No animais de engorda observamos: menor peso na desmama e aumento da mortalidade neste período, diminuição da velocidade de crescimento, aumento do tempo de engorda, diminui o rendimento do coelho em termos de produção de carne.



Nenhum comentário: