terça-feira, 18 de outubro de 2016

PLANTEL REPRODUTOR

Plantel reprodutor é o lote de coelhos composto por um grupo relativamente pequeno de animais selecionados, com grande capacidade de reprodução e alto grau de pureza racial, destinado a produção de futuros reprodutores e demais animais que formam o resto dos coelhos da criação.

Constitui a base na qual se assenta toda a produtividade e rentabilidade do criadouro, tem uma enorme importância,pois visa aumentar a qualidade e a produtividade dos animais  ao procurar o tipo de coelho padrão.
O plantel é a  fonte de formação e apoio ao investimento, de grande  importância,  não    só para reduzir despesas com a aquisição de animais de qualidade, mas também para garantir a  infraestrutura necessária que deve ser dada aos animais melhorando suas condições de vida.
Exige também cuidados especiais, ração e alimentação adequada, controle dos serviços e outros.
O plantel pode ser formado por exemplares adquiridos em criações idôneas, exposições e os que são preparados com antecedência, em perfeito estado sanitário para serem indicados na reprodução dentro da criação.
O criador deve sempre lembrar que dos animais depende o futuro da criação, pois garante a origem dos exemplares utilizados, promove a uniformidade de tipo e produtividade dos animais atendendo  as necessidades do criatório seja para a produção de carne ou pele.

Os machos e as fêmeas que compõem o plantel devem ser cuidadosamente selecionados, sendo saudáveis, fortes e vigorosos.
Muitos coelhos morrem dentro de poucos dias de vida, geralmente devido a falta de vigor dos pais.
Para futuros reprodutores devem ser escolhidos animais de ninhadas pouco numerosas e de mães prolíficas, pois sendo poucos os filhotes concebidos, se desenvolvem mais no ventre materno, e consequentemente cada filhote receberá maior quantidade de leite durante a lactação, fazendo com que os filhotes tenham um bom desenvolvimento.
A escolha do tipo ideal deve representar o padrão da raça, sem defeitos graves, que poderão passar dos pais para os filhotes.
Devem apresentar as características sexuais bem marcadas, os machos devem ser inquietos e ágeis em seus movimentos, as fêmeas tranquilas e dóceis.


Nenhum comentário: