quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

COELHO REX

Esta raça de coelhos - Rex (rei dos coelhos) - foi desenvolvida, na França, em 1919 por Caillon, separando um casal de láparos que tinha nascido com "pelo de rato" e fazendo-os reproduzir. Posteriormente foi melhorado pelo Abade Gillet e pelo Prof. Kohler.
Foi reconhecido como raça a partir de 1924, e era, a princípio, tido como um coelho muito fraco e de difícil criação. Os primeiros coelhos eram de cor de castor, derivando-se destes o nome de Castor-Rex.
Mais tarde foi cruzado com numerosas raças obtendo-se coelhos Rex de todas as cores possíveis. Os mais conhecidos são Castor Rex escuro, Castorrex castanho ou Havano, Castorrex azul ou Lince Rex, Negro ou Lontra Rex, Alasca Rex, Arminho Rex, Azul Rex, Chinchila Rex, Nutria Rex, Topo Rex, Lilás Rex, Branca Rex, etc. Após esses cruzamentos para obtenção das variedades, verificou-se que esses coelhos não eram tão difíceis de criar.
Provavelmente isto fora verdade nos primeiros exemplares da raça, devido à consanguinidade, mas o vigor foi restabelecido nos cruzamentos com outras raças.
Seu peso varia de 3 a 4kg e chega a idade adulta aos 5 meses.
As fêmeas são prolíficas, gerando de 5 a 10 láparos por parto. Os láparos nascem mais claros que os pais, e em torno dos 18 meses apresentam a pelagem definitiva.
São abatidos entre 6 e 8 meses de idade, período em que se obtém boas peles. Aos 7 meses de idade é feita a escolha dos reprodutores, e dos animais destinados a produção de peles.
Hoje é considerada uma das melhores raças de coelho de dupla utilidade, produzindo as melhores peles e carne de sabor muito apreciado.
Castor-Rex

Um comentário:

Unknown disse...

MARCO.
SOU DE SANTA CATARINA E TENHO CERTA URGÊNCIA NESTE ATENDIMENTO.
TENHO VÁRIOS PEDIDOS DE VÁRIAS RAÇAS DE COELHOS E QUERO COMEÇAR A CRIAÇÃO.
PARA ISSO EU LHE PEÇO UM ATENDIMENTO ESPECIAL
PRECISO COMPARAR VÁRIAS FAMÍLIAS DE LINHAGEM PURA E VEJO QUE VC TEM
GOSTARIA SABER PREÇOS E COMO É FEITA A ENTREGA.
ABARÇO.
MARTIN KRUGER- CUNHA PORÃ- SC