terça-feira, 20 de novembro de 2012

A COELHA IDEAL






O tipo de fêmea considerado ideal, tem que apresentar um peso de 4 a 4,5kg (dependendo da raça) pois observa-se que os filhotes de coelhas grandes são os que crescem mais rápido (velocidade de crescimento).
Tem que ter boa capacidade de produção de leite - quando revisamos o ninho os filhotes tem que estar quietos, tranquilos,dormindo, bem alimentados.
A coelha deve ter excelente saúde, não importando quantos filhotes nascem, mas sim quantos são desmamados e o ideal é que seja uma ninhada uniforme e sem animais raquiticos ou pouco desenvolvidos.
O mais importante são coelhas produtivas - isto se mede em animais de uma ninhada desmamada aos 30 dias, pelo peso total da ninhada. A melhor coelha é a que desmama mais peso por kilo vivo.
Deve ser mãe tranquila e carinhosa, não podendo ser agressiva. 
As coelhas boas deixam o ninho ser revisado no momento pós parto, não se assustam e não abandonam o ninho ou suas crias.
Se as coelhas são tranquilas seus filhoes seguem o exemplo e não são assustadiços. 
O melhoramento genético começa apartir da seleção da fêmeas produtivas. 
Dessas mães se escolhem os melhores filhotes das melhores ninhadas para poder (com esses novos animais) formar um banco genético.
Deste plantel especial descenderão todos os futuros reprodutores do criatório.

A estas coelhas se dá um maior tempo de descanso; devem ter uma resistência natural para as doenças e se ficarem doentes devem ser imediatamente descartadas.
As coelhas deste plantel (banco genético) servem unicamente para produzir os futuros reprodutores e não para produzir carne, continuamente se separa os melhores filhotes das melhores ninhadas para ir substituindo os velhos reprodutores e a mães improdutivas. Mediante uma seleção constante de várias gerações e através dos anos se pode fixar o carácter desejado: a produtividade das coelhas.
Os bons reprodutores muitas vezes não se compram, são quase impossíveis de se adquirir e muitas vezes não se adaptam a criação;os que são gerados dentro da criação demonstram o trabalho e o despreendimento do criador, proporcionando uma enorme satisfação.


Nenhum comentário: