quinta-feira, 8 de novembro de 2012

ADOÇÃO OU TRANSFERÊNCIA DE LÁPAROS


 A adoção ou transferência de láparos são conceitos que visam uma maior produção no que tange a criação de coelhos.
Sabemos que o número de láparos nascidos vivos entre os coelhos de uma mesma ninhada é muito variável. Assim a transferência de filhotes de uma coelha que pariu muitos filhotes para outra que teve menos filhotes, ou por algum outro motivo nasceram mortos, vai proporcionar um crescimento similar dos coelhos da ninhada, um maior peso ao desmame e menor estresse dos filhotes.
Devemos proceder as transferências (adoções), utilizando-se padrões mínimos tais como:
É recomendável que não se transfira mais de 1 a 3 láparos por coelha (especialmente em primíparas.
É aconselhável que o cunicultor ao realizar o procedimento esteja livre de odores fortes (desinfetantes,perfumes...) e em perfeitas condições de higiene.
Uma boa prática é esfregar ou passar as mãos no pelo da coelha nova antes de pegar os láparos afim de evitar a rejeição, também podemos friccionar nas mãos ervas como funcho, cidreira, etc.
As adoções ou transferências devem ser realizadas nos três primeiros dias após o parto, observando-se que os láparos transferidos devem ter o mesmo peso e idade da ninhada receptora, não devendo existir uma diferença entre eles de mais de 48 horas.
Algumas dúvidas pairam sobre este procedimento, dentre as quais destacamos: uma coelha terá condições de produzir leite quando introduzirmos mais filhotes aumentando a sua ninhada? Será capaz de produzir leite suficiente e todos os filhotes atingirão o peso ideal na desmama?
Estudos recentes indicam que a adaptação da quantidade de leite produzido pela coelha, é influenciado pelo número de filhotes, assim a coelha produzirá o leite necessário a criação dos láparos desde que a transferência seja feita nos primeiros dias pós-parto (3).
Geralmente devemos dar tempo aos filhotes a serem transferidos de mamar o colostro da mãe, antes de serem separados, mas se isso não for possível porque a trasnferência torna-se urgente, devemos ter em mente que os láparos encontram-se protegidos de alguma forma pelos anticorpos produzidos pela mãe e levados aos láparos pela placenta.
A adoção é mais frequente e segura, quando na criação, programamos vária coelhas para que tenham partos no mesmo dia; porém, para que as adoções tenham sucesso e auxiliem na melhora da produção, o cunicultor deve manter registros e conhecer as reprodutoras que são prolíficas e com boa produção de leite.

Nenhum comentário: