quinta-feira, 15 de novembro de 2012

COELHOS - HIGIENE NA CRIAÇÃO



O maior obstáculo para as explorações de coelhos geralmente concentra-se nas doenças dos animais, daí a importância da higiene, que na verdade é o fundamento que mantém a estrutura econômica da exploração, consistindo em: saúde, genética e alimentação.
Deve então, o criador evitar ou reduzir os problemas patológicos, propagação ou transmissão, assegurar o desempenho produtivo dos animais  e ter cuidados a fim de que não se altere ou contamine os alimentos e por conseguinte os coelhos.
Os criadores que, querem fazer uma boa higiene devem adotar uma série de medidas para limpar e cuidar do ambiente de seus animais;  trabalhando em diferentes áreas de ação e não negligenciar nunca, mantendo-se sempre atento a qualquer problema higiênico-sanitário.
Os conceitos de higiene na criação com relação aos coelhos, dividem-se em várias atividades e diferentes naturezas,podendo estar relacionada com a higiene do ambiente, o que afeta o ambiente operacional e o ambiente interno do criatório (galpão,materiais e equipamentos,etc).
 As acomodações do criatório, como vai ser instalado, o ambiente será ao ar livre, natural ou controlado? A orientação do local e isolamento das instalações de outros animais, terá influência no desenvolvimento e minimizará ou aumentará os cuidados higienicos e sanitários.
Devido a isso é essencial satisfazer as condições necessárias para manter a higiene constante, isto significa superar uma série de requisitos de localização, implantação e manutenção.
Os cunicultores devem fazer da cunicultura uma atividade produtiva com o objetivo claro de lucro e rentabilidade. 
Para que isso ocorra durante o ano deve atender uma série de aspectos que não alterem a produtividade dos animais.
O crescimento da vegetação espontânea (capoeiras), material usado empilhado, fezes e material de ninho espalhados no ambiente contribuem para a proliferação de insetos e animais que podem ser portadores de doenças.
Assim uma medida de higiene é baseada em manter limpa toda a área da criação interna e externa.
O contato repetido dos coelhos com seu ambiente e equipamento significa que eles tendem a ser um veículo para a difusão de componentes microbianos, que pode ser incluído como uma forma de poluição mais passiva, direta ou indireta de contato de elementos estáticos com animais alojados.A essência reside na prevenção de lixo, líquidos ou sólidos, alimentos sujos, bebida, utensílios, gaiola e do corpo do coelho está estreitamente relacionado com a instalação e isso depende da necessidade de sempre fazer o coleta ou tratamento.
Comedouros e bebedouros devem ser mantidos limpos, e cuidadosamente limpos depois de cada desinfecção.O mesmo deve atuar nas caixas ninho após cada desmame. Não devem ser esquecidos, pisos e paredes, bem como pontos de luz, vidros, carrinhos de limpesa, etc.
O uso de produtos antimicrobianos é hoje insdipensável para uma desinfecção adequada.A desinfecção está no controle e destruição de agentes patogênicos biológicos de coelhos e pode ser efectuada por meios físicos ou químicos. Meios químicos têm, em geral, a mais importante do que o físico. Deve-se notar a importância de ser capaz de usar os produtos da presença de animais como na maioria das fazendas de ocupação agrícola coelho é permanente. Para garantir a desinfecção adequada, a limpeza deve ser realizada antes e que os restos de sujeira ou matéria orgânica para inativar parte da ação de desinfetantes, reduzindo o seu poder de penetração. 
Existem vários produtos para desinfecção do ambiente, mas sua ação germicida não é a mesma para todas as situações, assim devemos procurar aplicar a que melhor se adapte ao problema.

Nenhum comentário: