quinta-feira, 22 de novembro de 2012

A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA



Atualmente a criação de coelhos se faz  através de  métodos modernos, que utilizam ração granulada.
Para obtermos um aproveitamento eficaz  é preciso utilizar um alimento completo que não precise de complementos extras; e a quantidade de umidade destes alimentos(ração) é de no máximo 14%, devendo ser considerados secos e em hipótese alguma podem suprir a necessidade de água dos coelhos.
Com o objetivo de demonstrar a importância da água na alimentação dos coelhos é conveniente dizer que um kilo de músculo contém 775gr. de água e que uma coelha em lactação pode produzir mais de um quarto de leite por dia.
Se quisermos obter uma lactação normal e um rápido crescimento é necessário prover bem de água os coelhos.
Observa-se também que uma porção de água ingerida é necessária para eliminar substâncias do organismo através das fezes, urina, respiração, etc.
A quantidade de água consumida pelos coelhos são elevadas, embora muito variáveis, segundo a raça, o estado fisiológico e a temperatura ambiente.
Por exemplo, uma coelha consome ao redor de 1 litro de água nas horas seguintes ao parto.
No verão uma fêmea com sua ninhada pode chegar a consumir 4 litros de água por dia.
De forma geral se estima que a quantidade consumida por uma fêmea e seus filhotes desde o nascimento até a venda ou abate é de 80/120 litros de água.
A falta de água aos coelhos pode acarretar um deficit no aproveitamento dos alimentos, através da diminuição do consumo e por consequência retardar o seu desenvolvimento.
Antes da desmama os filhotes coeçam a consumir pequenas quantidades de alimento sólido - ração granulada -.  Isto ocorre, quando atingem umas  três semanas de idade, acentuando-se
na quarta semana de vida.
Em caso de ingerirem pouca água, esta iniciação no consumo de alimento sólido não acontece o que provoca frequentes problemas de adaptação e diarréias nos dias que sucedem ao desmame.
A ingestão normal de água pelo coelho é o dobro do que consome de matéria seca de alimento.
Necessidade de água:
Coelhos adultos - 0,5 a 0,6 litros/dia.
Fêmeas em gestação - 1,0 a 1,5 litros/dia.
Fêmeas em lactação - com 8 láparos de idade inferior a 3 semanas - 1,5 a 2,0 litros dia.
                                      - com láparos de idade superior a 3 semanas - 2,0 a 3,0 litros dia.    
Láparos com mais de 8 semanas - 0,2 a 0,3 litros dia. 
   

Nenhum comentário: