terça-feira, 18 de novembro de 2008

ALIMENTAÇÃO E MANEJO

A alimentação é um fator de importância no aparecimento de distúrbios digestivos nos coelhos em engorda ou no período pós-parto, por uso de ração inadequada seja por má qualidade ou por quantidade.
Diarréia de origem alimentar ocorre devido à administração de alimentos pobres em celulose. A celulose favorece o trânsito dos alimentos pelo aparelho digestivo, mas se oferecido aos animais em demasia pode diminuir o seu ganho de peso.
Também devemos evitar a troca brusca de ração, para se permitir que a flora microbiana do tubo digestivo se adapte ao no regime alimentar, e evite problemas na saúde do coelho.
Outro cuidado que devemos ter é no peneramento da ração, para que seja retirado todo o pó, evitando-se assim o aparecimento de rinite provocada pela aspiração desse resíduo pelos animais.
A água é também de grande importância, que deve ser em abundância e de boa qualidade, pode ser utilizado bebedouros automáticos que diminuem a mão de obra e mantém o abastecimento constante de água para os coelhos;uma água estagnada e suja pode causar sérios distúbios intestinais podendo levar muitos animais à morte.
Com relação aos comedouros devemos usar os leves fixados na parede da gaiola, com bordas viradas para o lado de dentro. Preencha apenas 2/3 (altura ou capacidade) do comedouro com ração para não desperdiçar (exceto os comedouros automáticos). O comedouro deve ter fundo côncavo,com abertura adequada que permita ao coelho alcançar o alimento com facilidade, altura mínima para evitar o contato da ração com fezes ou urina, e material resistente aos dentes dos coelhos, facilidade de limpeza.













Nenhum comentário: