domingo, 2 de novembro de 2008

PROGRAMA DE GESTÃO DE SAÚDE E DE HIGIENE NA UNIDADE DE COELHOS REPRODUTORES

Alguns aspectos importantes e necessários devemos ter em conta para manter uma CUNICULTURA livre de doenças, encontram-se em primeiro lugar, tendo em conta que "é melhor prevenir do que remediar ou arrependimento", porque o primeiro é economicamente mais barato, que o segundo.
Então, partindo desta premissa, devemos considerar que o implemento de um programa de saúde, a ser seguido e rigorosamente respeitado depende em grande parte o sucesso na produção de planeamento e, portanto, os coelhos como um negócio.

O plano deve ser criado e com base nas condições reais de cada criação, em sua localização geográfica, o ambiente e a gestão que lhes são provenientes dos animais, entre outras coisas.

As normas gerais de higiene são os seguintes:
1. Isolado (quarentena ou observação) de animais suspeitos ou doentes, e todos aqueles que foram recentemente introduzidos para a exploração cunícula.
2. Retirar da reprodução de animais de idade, fraco, pálido ou cura de uma doença contagiosa ou grave.
3. Evitar a superlotação.
4. Gerenciar rações alimentares saudáveis e bem equilibradas.
5. Evite o desmame precoce.
6. Não usar em excesso os reprodutores.
7. Manter-se saudável, limpo, seco e ventilado, as instalações e arredores.
8. Manter o silêncio, a calma e tranqüilidade dentro dos galpões, a fim de evitar choques e stress nos animais.
9. Manter à disponibilidade dos animais, água limpa e fresca.
10.Sistematicamente desinfecção das instalações e equipamentos destinados a albergar os animais e o trabalho do pessoal encarregado
11.Combater constantemente vetores, como moscas, mosquitos, ratos e camundongos e de todos os tipos de parasitas.
12.Proibir o acesso às instalações (da criação), a qualquer pessoa estranha (visitas), principalmente para os comerciantes que vêm em busca de coelhos.
13. Retirar fezes e destruir qualquer material orgânico, como os animais mortos, por doenças ou não, devem ser retirado do (s) estande (s).
14. Dispor de um lugar para o isolamento total e desinfecção dos animais suspeitos ou de materiais e equipamentos, o que poderia, em determinado momento, transmitir doenças à criação.

A implementação destas e outras medidas de segurança, garantir a saúde e a higiene dentro do alojamento e, portanto, que os nossos animais não sejam afetados por uma doença que se traduz em perdas econômicas para o produtor. De tempos em tempos, talvez a cada 5 anos, ou quando as circunstâncias o justificarem, é aconselhável fazer um "vazio" de saúde, isto é, vender todos os animais, equipamentos e desinfecção das gaiolas e fazer um balanço total da (planta), abra-a completamente ar puro e limpo, desinfectar pavimentos, tetos e paredes. Sem que se refere a este último, alterando a malha, e cortinas, caiar paredes, tetos e pavimentos.

Comprar equipamentos novos como gaiolas em geral, alimentadores e bebedouros. E se estes são automáticos, remova todas elas e colocadas em soluções desinfetantes sob o tratamento recomendado pelo fabricante procurando, se você não pode mudá-las de novo, limpar e desinfetá-los. Tempo que pode ser limitado a uma semana, dada a eficácia das medidas tomadas para esse efeito. Depois disso, e buscando a re-iniciar com a produção e aproveitar ao máximo essa medida, recomendamos a adoção de chamado "método de criação em ambiente protegido" que ajuda a criar coelhos saudáveis, sem ter que recorrer a qualquer medida profilática ou terapêutica.

Nenhum comentário: