quarta-feira, 12 de novembro de 2008

COELHÁRIO



Dentro do coelhário, é necessário, oferecer as melhores condições possíveis aos animais,em termos de conforto e proteção, influindo estes cuidados no resultado que o cunicultor desejar com relação a criação.
O aquecimento da coelheira, principalmente no inverno e nos dias frios, é fundamental. Existem vários métodos utilizados para a manutenção da temperatura dentro dos galpões, como os aquecedores elétricos espalhados pelo local, e proteções nos locais de ventilação que impeçam correntes de ar.
Gaiolas ou coelheiras ao ar livre devem ser construídas com material isolante e protegidos do frio.
Locais escuros e muito úmidos são extremamente prejudiciais aos animais, portanto a iluminação deve ser de boa qualidade. Locais escuros facilitam o desenvolvimento de agentes causadores de doenças.
A iluminação artificial quando utilizada deve ser a distâncias regulares, devendo ser bem distribuída. Recomenda-se de 14 a 16 horas de luz por dia em todas as estações do ano. E a melhor forma de instalá-las é pendurar as lâmpadas sobre os corredores e nunca sobre as gaiolas.
Considera-se o período de 8 horas diárias de luz para os machos em reprodução,aumentando, com este período de iluminação, o seu apetite sexual.
Com relação às fêmeas, admite-se que 16 horas diárias de luz regularizam seu ciclo estral. Deve-se manter 4 W por metro quadrado de iluminação.
Com relação a umidade, ela está diretamente associada a saúde dos animais, e deve ser controlada, principalmente nos meses de frio e chuvosos, evitando-se desenvolver um criatório em locais de alta umidade.
Devemos manter uma umidade relativa do ar em torno de 70%. O controle eficaz da ventilação da e da temperatura do galpão ajudam a controlar a umidade.







Nenhum comentário: