segunda-feira, 31 de outubro de 2011

COELHOS - ATENÇÃO NA HORA DA COMPRA


Os caracteres que devem ser observados na hora de se adquirir reprodutores para a criação dividem-se em morfológicos e produtivos.
O primeiro se refere ao aspecto exterior do animal, o qual deve possuir as características próprias da raça: que são cor, constituição física, peso,etc. É o fenótipo do animal, exemplificando podemos citar a raça Nova Zelândia Branca, na qual os animais devem ter os olhos vermelhos, com fêmea apresentando papada bem pronunciada, a cabeça do macho arredondada e a da coelha mais alongada.
Os coelhos da raça Califórnia possuem olhos pretos, as orelhas, o focinho, a rabo e as patas pretas. Um coelho Nova Zelândia com olhos pretos será um hibrido.
Devemos  descartar os animais que apresentem defeitos de aprumo e debilidade na planta dos pés.
Ao adquirirmos um coelho para reprodutor devemos observar e valorizar o aparato genital dos animais, selecionando os machos que apresentem bom desenvolvimento dos testículos e nas fêmeas os lábios vulvares bem pronunciados, como também o número de mamas.
Existem caracteres maternos que são transmitidos pelas coelhas a seus descendentes; como a fertilidade, prolificidade,instinto para preparar o ninho, parir e amamentar.
Os caracteres transmitidos pelo macho são fertitlidade, instinto de monta, velocidade de crescimento, capacidade de transformação dos alimentos em carne. A vitalidade é uma característica transmitida por ambos, ou seja pelo macho e pela fêmea. 

Nenhum comentário: