domingo, 16 de outubro de 2011

PLANTEL REPRODUTOR

Plantel reprodutor é o lote de coelhos integrados por um grupo relativamente pequeno de exemplares selecionados, com grande capacidade de reprodução e alto grau de pureza racial, destinado a produção de futuros reprodutores.
Este grupo de animais constitui a base na qual se assenta toda a produtividade e rentabilidade do criadouro, e tem uma enorme importância, pois visa aumentar a qualidade e a produtividade dos animais, ao procurar o tipo de coelho padrão.
O plantel é a fonte de formação e apoio ao investimento, de grande importância, não só para reduzir as despesas com a aquisição de animais de qualidade, mas também para garantir a infra-estrutura necessária que devem ser dadas aos animais melhorando suas condições de vida.
Exige também cuidados especiais, ração e alimentação adequada, controle dos serviços e outros.
O plantel pode ser formado por exemplares adquiridos em criações idôneas, exposições ou aqueles que são preparados com antecedência em perfeito estado sanitário para serem iniciados na reprodução dentro da criação.
O criador deve sempre lembrar que dos animais depende o futuro da criação, pois garante a origem dos exemplares utilizados, promove a uniformidade de tipo e produtividade dos coelhos atendendo as necessidades do criatório seja para a produção de carne ou pele.
Os machos e as fêmeas que compõem o plantel, devem ser cuidadosamente selecionados, deverão ser fortes, saudáveis e vigorosos, uma vez que muitos filhotes morrem aos poucos dias de vida geralmente devido a falta de vigor dos pais.
Devem ser escolhidos animais de ninhadas pouco numerosas e de mães prolíficas, pois sendo poucos os filhotes concebidos se desenvolvem mais vigorosos e nutridos no ventre materno, ainda sendo a ninhada reduzida cada láparo recebe maior quantidade de leite durante a lactação.
A escolha do tipo ideal deve representar o padrão da raça, sem defeitos graves, que passam para os seus descendentes os seus benefícios, se possível sem deficiências. Devem apresentar as características sexuais bem marcadas, os machos devem ser inquietos e agéis em seus movimentos, as fêmeas tranquilas e dóceis.
A seleção dos machos é mais importante que a das fêmeas, devendo o coelho possuir as seguintes características: ter boa saúde, ser vigoroso, ser inquieto, ágil, com olhos vivos e brilhantes e ainda estar o mais próximo possível do padrão da raça.
Porém, se aos machos deve-se a qualidade dos filhotes às fêmeas deve-se a fecundidade e o número de filhotes por ninhada. Assim as coelhas devem ser dóceis, com os ossos da pelve separados apresentando boa capacidade de "barriga" para a gestação, com mamas bem desenvolvidas e nunca em número inferior a oito.

Nenhum comentário: