Estamos na primavera e em breve chegaremos ao verão e com suas altas temperaturas, que são causa de muitas perdas nas criações de coelhos, devido a influência que exerce sobre a libido nos machos, a fertilidade, cio nas fêmeas, na lactância, nos índices de conversão.
Quando a temperatura atingir mais de 30º C, devemos colocar dentro da gaiola da coelha em vias de dar cria uma garrafa pet de 1,5 litros com água congelada para minimizar o calor, uma vez que, as fêmeas a ponto de dar a luz ou as que acabaram de parir a partir dos 28º C já começam a sofrer.
Devemos dar especial atenção aos ninhos, apartir dos 4 dias de vida dos láparos deve-se diminuir a quantidade de pelos que protegem os filhotes e deixar apenas uma camada de palha ou maravalha, reduzindo-se assim a temperatura dentro do ninho - a partir dos 33ºC os coelhinhos já começam a sentir os efeitos negativos do calor.
Os machos sob temperatura acima de 30º C, prolongado, sofrem no sentido de que diminui sua fertilidade, porém se há calor durante o dia, mas baixa a temperatura a noite observa-se pouca influência no organismo do animal.
Assim, desde o início devemos ter o cuidado de onde construir ou destinar o local para abrigo dos coelhos, procurando sempre observar a proteção contra a forte incidência solar sobre o mesmo. Devemos plantar árvores (plátanos), de crescimento rápido e que percam as folhas no inverno, as quais com podas adequadas que conduzam seus galhos sobre a coberturado galpão podem reduzir em até 7ºC a sua temperatura interna.
É importante o tipo de cobertura (telha de barro) e/ou o forro das instalações o qual também impede um maior aquecimento do galpão, que deverá ter um pé direito de pelo menos 2,80m.
Nunca devemos molhar o piso dentro do galpão, a umidade relativamente alta faz com que a sensação de calor seja maior, o que devemos proporcionar é uma entrada maior de ar, o que ajuda em muito a refrescar o ambiente.
Um comentário:
Pode fazer lavagem no chão em horários que a temperatura não seja alta, por exemplo (dias mais frios ou no inicio da manhã / noite)?
Postar um comentário