segunda-feira, 24 de outubro de 2011

CONTROLES BÁSICOS

Nunca conseguiremos bons índices de sanidade sem uma higiene cuidadosamente aplicada.
Sendo que o coelho tem uma fisiologia muito própria (stress com repercussão da cecotrofia, patologia intestinal, reprodução, etc.) é necessário estabelecer na criação um programa profilático que atenda ao ditado "mais vale prevenir do que remediar". Assim devemos promover medidas que impeçam a aparição de qualquer fenômeno patológico, diminuir sua incidência ou erradicá-lo.
Partindo-se do princípio que toda produção animal tem por objeto conseguir o máximo rendimento quantitativo e qualitativo, é preciso estabelecer medidas com base em desinfecções, tratamentos preventivos e vacinações.
Para realizarmos um bom tratamento, primeiro devemos saber qual é o problema, identificá-lo para assim se estabelecer as medidas preventivas ou curativas relativas ao caso, para que a produção não seja afetada.
Como medidas preventivas devemos semanalmente, eliminar os pelos que por ventura  estejam agregados nas gaiolas.
Realizar a desinfecção do ambiente (galpão) com produtos químicos no mínimo três vezes por semana.
Eliminar os insetos com uso de inseticidas e acaricidas principalmente no verão. 
Permanentemente devemos combater os ratos na criação.
Devemos controlar o aparecimento de fungos no ambiente, em especial nos ninhos.  Com relação a desinfecção de ninhos e gaiolas vazias a atenção deve ser diária
A ventilação deve ser controlada no ambiente, evitar fortes correntes de ar, mas manter o coelhário bem arejado.
Observar um programa de luz, que proporcione 16 horas ao dia, para que não cause problemas de fertilidade nas fêmeas, em especial no outono e inverno.
Em toda criação bem organizada deve-se dispor de um armário (farmácia) que possua determinados instrumentos e produtos que possam ser utilizados rotineiramente ou em qualquer emergência, como os de uso constante para feridas externas, diarréias,infecções, sana,etc.
E outros, de uso periódico como vacinas, coccidiostáticos, vitaminas, álcool, algodão, seringas, agulhas, etc.
Ainda o cunicultor deve diariamente na medida do possível e segundo a quantidade de animais verificar: a quantidade de alimento ingerido por gaiola, observar o funcionamento e limpeza dos bebedouros,revisar os reprodutores ao realizar a cubrição ou apalpação, conferir o peso dos animais para prevenir a obesidade ou identificar sinais de doença (redução do peso, prostação),a existência de calos nas patas, abcessos nas mamas, necroses, dentes mal formados e sarna nas orelhas.

Nenhum comentário: