terça-feira, 17 de janeiro de 2012

O NINHO



O ninho deve ser amplo, fácil de limpar, desinfetar, manejar.
A temperatura adequada que o ambiente do ninho deve proprocionar para os láparos deve ser em torno de 30 a 35º centígrados.
O ninho pode ser feito com palha seca, feno,maravalha, materiais limpos que depois se misturam com os pelos que a coelha arranca para formar uma boa cama quente e macia para os filhotes.
Não devemos utilizar serragem para confeccionar o ninho devido ao pó que pode ocasionar problemas respiratórios aos coelhos.
O ninho deve ser colocado três dias antes do parto, permanecendo por 20 dias.
A coelha amamenta os láparos dando-lhes leite uma vez por dia, operação que dura de 3 a 5 minutos. Em algumas ocasiões a coelha pode deixar de amamentar o filhote porque está fora do ninho, por falta de cama no ninho ou devido a umidade excessiva e odores desagradáveis na cama.
Também por vezes observamos a ausência de leite na fêmea ou canibalismo.
O ninho deve ser retirado ao 21 dias após o parto. A demora em sua retirada pode ocasionar o desenvolvimento de problemas infeciosos.
Uma vez retirado o ninho, deve ser exposto ao sol por três dias, após desifectado e guardado em local seco e arejado.
O ninho tem efeito direto no desenvolvimento dos láparos no período de lactância, onde em muitos casos, registramos de 15 a 30% de mortalidade.
No ninho realizamos alguns procedimentos de manejo tais como: retirar os láparos mortos, trocar a cama quando necessário, realizar as adoções, controlar o desenvolvimento dos filhotes,etc.
Devemos construí-los e utilizá-los de acordo com a época, ninhos fechados para épocas de frio intenso e ninhos abertos para o verão.
O ninho fechado com tampa, apresenta a vantagem além de proteger os láparos em dias mais frios, evitar que a coelha, quando assustada pule diretamente dentro do ninho e caia sobre a ninhada ferindo ou matando algum filhote. 
Podemos também dividir o ninho em duas partes, utilizando um pedaço de madeira - 15cm, para que os filhotes não se espalhem e fiquem juntos no fundo, o que também auxilia na proteção dos mesmos contra qualquer salto inesperado da coelha para dentro do ninho.
Como os coelhos escolhem algum canto da gaiola para fazer suas necessidades devemos posicionar o ninho em lado oposto,pois a coelha continuará usar o mesmo local e poderá "sujar" o ninho, o que pode trazer problemas sanitários e de saúde aos filhotes. 
Os ninhos devem ser adequados a raça a ser criada (anã, pequena,média,gigante), devendo apresentar dimensões suficientes, para que ocorram os trabalhos de parto e amamentação dos filhotes de maneira confortável.


2 comentários:

Unknown disse...

Mussoi entre em contato comigo sou criador de nav para corte

Unknown disse...

Crio nzb para corte salto de Pirapora SP