quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

ALIMENTO E PRODUÇÃO - COELHAS




As necessidades de uma coelha lactante são elevadas, sobretudo no que diz respeito a produção de leite entre os 14 e 28 dias depois do parto, sendo que isto representa praticamente 70% das necessidades totais.
As necessidades de gestação alcançam níveis importantes especialmente nos últimos 10 dias antes do parto. Para uma coelha de aproximadamente 4.25 kg, as necessidades totais de energia digestível estão estimadas entre 950 e 1.100kcal/dia.
O período crítico está entre 7 e 28 dias depois do parto, quando a lactancia é maior. Neste caso, a necessidade energética supera o que pode ingerir uma coelha: sendo necessário  reservas corporais para compensar o deficit energético. 
Se reconstituem parcialmente estas reservas na última semana antes do parto. As coelhas jóvens (com menos de 3 partos) , tem que concluir seu crescimento,tendo uma capacidade de ingestão energética 15-20% menor que as fêmeas de maior idade.
Neste caso, as reservas corporais podem não ser suficientes e o deficit total de energia pode alcanças a uns 25% antes do parto seguinte, o que prejudicará seriamente a produtividade futura destas fêmeas.
Por isto, se recomenda alimentar as coelhas com um potencial energético elevado com um alimento concentrado que proporcione  2500 kcal, e um nível de amido superior a 18%.
No ambiente da criação, este tipo de alimento permite aumentar a longevidade das coelhas e reduzir a taxa de reposição. A concentração de alimentos especiais para as reprodutoras nos leva a fornecer uma alientação com menos fibra e altos níveis de proteína digestível equilibrados (PD).
O nível de proteína tem uma influência direta sobre os resultados produtivos, como por exemplo o número de filhotes desmamados.

Nenhum comentário: